Aqui o que importa é a opinião das pessoas.Por isso, você não precisa se cadastrar, nem ter blog, nem ter nome para dar a sua opinião.Mostre o que você acha, converse com os outros visitantes sobre o que você pensa.Quando você começa a pensar, começa a se libertar.

Meu novo livro.

Meu novo livro.
Meu novo livro.Acompanhe no wattpad!
Quando você começa a pensar por si mesmo, naturalmente irá discordar de alguém.Discordar não é errado; errado é concordar sem pensar.
O pensamento livre é a grande arma contras as verdades absolutas.Seja livre:questione tudo.

domingo, 11 de dezembro de 2011

As Origens do Natal


O Solstício de inverno é um fenômeno que geralmente ocorre por volta do dia 22 de dezembro, e é comemorado por várias culturas a milênios.O Stonehenge por exemplo, consegue detectar esta data.Portanto, milênios antes do nosso Natal, já havia festas por todo o mundo durante esse período.

Geralmente eram homenagens a deuses do sol, e é uma festa ligada o nascimento ou renascimento de algo ou alguém, pois a partir dessa data os dias voltam a durar mais.Na Roma Antiga, o dia 25 de dezembro era o nascimento do deus-sol Mitras, e era uma festa extremamente popular.Então a Igreja Católica “colocou por cima”, por assim dizer, o nascimento de Jesus, em uma tentativa de espalhar o cristianismo(não se sabe a data exata do nascimento de Cristo).E assim começou a nascer o Natal cristão.

Já Papai Noel é uma lenda baseada na história de São Nicolau, que segundo dizem, ajudava financeiramente as pessoas com dificuldades.Geralmente, ele era representado com uma roupa verde, até que um cartunista mudou a sua roupa para vermelha e branca.Então a Coca-Cola se aproveitou dessa nova imagem(que combinava com suas cores), e lançou uma grande campanha de marketing para tentar vender mais no inverno.

A campanha deu certo, e hoje o Papai Noel é um dos símbolos no Natal ocidental.

domingo, 4 de dezembro de 2011

A volta da era de ouro do futebol nacional


A permanência de Neymar no Brasil é um passo extremamente importante para o crescimento do futebol nacional.Já fazia algum tempo que grandes jogadores não jogavam por aqui.O que nós víamos, era que logo após um atleta ganhar algum destaque, ele ia para a Europa.Durante um bom tempo, ficamos com um nível baixo de atletas aqui no nosso país.

Todavia, com a situação econômica do Brasil favorável e a Europa atravessando uma crise, o cenário aos poucos vai mudando.Os clubes brasileiros possuem mais dinheiro e várias empresas estão interessadas em fazer investimentos nessa área.Neymar,Ronaldinho Gaúcho,Ronaldo Fenômeno,Roberto Carlos e Adriano são alguns exemplos de jogadores de alto nível que jogaram (ou ainda jogam) no Brasil.

A previsão é de que a Europa fique cerca de uma década com um crescimento fraco.Caso o Brasil continue crescendo, seria possível que os clubes brasileiros conseguissem manter todos os seus grandes jogadores, como nas décadas de 60,70 e 80?Ou ainda, contratar jogadores estrangeiros de renome?A principio pode parecer absurdo, mas daqui a alguns anos, talvez não seja tanto.

Do jeito que as coisas estão, podemos perfeitamente  dizer que o futebol nacional estará voltando a sua era de ouro, onde o Campeonato Brasileiro ficará cheio de estrelas e grandes times.

O torcedor agradeceria.

domingo, 27 de novembro de 2011

Os mundos paralelos dos religiosos


Animais que falam, carruagens que voam, pessoas que ressuscitam, o sol parando para ajudar um exército, lugares imaginários, uma arca que consegue abrigar todos os milhões de animais do planeta, realidades paralelas, e outras coisas estranhas a mais...

Não, isso não é uma síntese de um filme ou desenho; é o mundo que os religiosos cristãos acreditam.Claro, os cristãos não são os únicos com um mundo paralelo, pois cada religião possui o seu sistema de crenças que eles acreditam ser verdadeiro.Os hindus, os islâmicos, os espíritas, os budistas, os mórmons...enfim, cada religião possui o seu mundo particular, baseado em seus livros sagrados, que todos os religiosos acreditam que dizem a “verdade”.

Curiosamente, nenhum religioso de nenhuma religião já mostrou alguma evidência provando que sua crença está certa, porém todos eles acreditam firmemente que estão certos.Os budistas tem certeza de que o espírito de Buda de tempo em tempo, reencarna em diferentes pessoas; os cristãos estão certos de que Cristo ressuscitou e de que um dia, ele vai voltar para pegar os seus seguidores; os judeus tem plena confiança de que a sua divindade vai mandar o messias para a Terra, para então governar o mundo.

O problema é que, para nós que estamos de fora, tudo fica um pouco confuso.Pois afinal de contas, como vamos saber quem está certo, se nenhum deles tem provas confiáveis sobre suas crenças?E será que alguém entre deles está certo?Para os religiosos, acreditar que algo é verdade já é o sufuciente para que aquilo seja uma verdade.O problema é que existem várias crenças e nenhuma  prova.

Para nós que não somos religiosos, o melhor a se fazer é ficar de fora disso.A  menos é claro, que eles queiram impor suas estranhas crenças sobre nós.Nesse caso, devemos lembrar a eles que aqui, no mundo real,somente acreditar que algo é verdade não é o suficiente.



domingo, 20 de novembro de 2011

Só prender chefes do tráfico resolve?


Recentemente a sociedade como um todo, comemorou a captura do chefe do trafico de drogas na Rocinha.Porém a meu ver, é uma comemoração sem muito sentido.Não que eu ache que os chefes do tráfico não devam ser presos, pelo contrário.Mas o fato é que temos que enfrentar uma triste verdade:o tráfico não vai diminuir ou desaparecer por causa disso.

E o motivo é muito simples:a causa que fez com que o traficante “Nem” surgisse, ainda permanece.Ou seja, a falta de educação e oportunidade de emprego para os moradores de bairros pobres.Nenhum garoto entra no tráfico porque gosta;entra porque ele não vê um futuro promissor para si mesmo, porque sabe que não vai conseguir ter uma boa educação, para depois poder arrumar um bom emprego, e poder comprar suas roupas, casa, montar uma família, etc...

Ele vira bandido porque não tem outra oportunidade de vida.E esse motivo, ainda persiste mesmo com a prisão dos chefes do tráfico.Porque o que vai acontecer meus amigos, é que depois de um tempo, eles simplesmente são substituídos por outros, pois soldados para o tráfico de drogas surgem a todo o momento.

É uma ilusão achar que a polícia pode acabar com o submundo dos traficantes.O que a polícia faz é simplesmente enxugar gelo;ela não deixa a situação piorar mas também não pode resolver o problema.Para acabar com o tráfico, é preciso investir na arma mais poderosa que temos:educação e geração de empregos.
Pois assim, aquele moleque que normalmente entraria no mundo do tráfico, vai para escola e depois arruma um bom emprego, ganhando dinheiro sem precisar empunhar uma arma.Assim poderíamos diminuir os soldados que o tráfico possui.

Mas ai entra uma parte complicada da nossa história:a educação brasileira.

E enquanto a nossa educação for ruim, o tráfico de drogas vai continuar produzindo soldados.

domingo, 13 de novembro de 2011

A patética educação brasileira


Passado mais um ENEM, o estado em que se encontra  a educação brasileira se torna evidente mais uma vez.Parece que o governo do Brasil faz questão de envergonhar os brasileiros.O Exame nacional do ensino médio mais uma vez, teve problemas.Esperemos que isso sirva de lição para as próximas ocasiões.

Mas tudo isso evidencia a péssima qualidade de gestores públicos que o país possui.Começamos a entender porque professores possuem salários horríveis, porque poucas são as escolas públicas de qualidade e porque o nível da educação brasileira é tão baixo.Sem falar no ensino superior, que possui várias faculdades abrindo pelo país, com um nível baixíssimo, por causa da falta de critério do MEC.Toda vez que fazem um exame com  os alunos de Direito ou de Medicina, o resultado é ridículo.Afinal de contas, faculdades ruins produzem alunos ruins.

Deveriamos estar aproveitando o bom momento econômico para fazer investir nessa área tão importante para o país.Quanto mais educação um país possui, menos violência ele terá, mais tecnologias e pesquisas de ponta serão desenvolvidas, menos problema no transito, teremos menos poluição...Enfim, enumerar as bonanças que a educação traz para o povo já é uma coisa até repetitiva.

Mas tudo isso depende de um pessoal que ao mesmo tempo, consegue ser incompetente e corrupto:os políticos.Eles são na verdade, o verdadeiro problema do nosso país, pois todos os outros problemas estão ligados a eles.

domingo, 6 de novembro de 2011

O que é Efeito placebo?


Digamos que uma pessoa que sofre de depressão vá ao médico pedindo para ele lhe dar anti-depressivos.Então o médico diz que, se ela tomar à medicação de forma correta,em algumas semanas a depressão vai passar,e que o efeito é garantido.

Semanas depois,a pessoa vai ao médico dizer que está totalmente curada.Então o médico lhe faz uma revelação:o remédio que ele deu,eram apenas comprimidos de açúcar,ou seja,não eram remédios. O paciente fica confuso.Como ele pode ter melhorado?

Este é um exemplo clássico daquilo que chamamos de “efeito placebo”.O simples fato de uma pessoa realmente acreditar que pode fazer algo,ou que algo ou alguem irá lhe ajudar,pode ajuda-lo a fazer isso uma realidade.

Vejamos outro exemplo.

Digamos uma pessoa extremamente superticiosa.Ela vai fazer uma prova na faculdade,mas acha que não vai passar;ao mesmo tempo,está procurando trabalho,mas não consegue de jeito nenhum,e já está ficando desanimada.Então de repente,ela acha um trevo de quatro folhas.Para aquela pessoa,é um sinal de sorte.
Dali pra frente,ela acredita que tudo vai dar certo.Ela começa a se empenhar nos estudos para a prova e para arrumar um trabalho.Então ela consegue passar na prova e arrumar um emprego.Na cabeça dessa pessoa,tudo isso se deve ao trevo.E a superstição dela aumenta mais ainda.

Casos semelhantes acontecem com monges budistas e religiosos de outras crenças.Antes,a ciência achava que o ser humano não conseguiria passar uma semana sem beber agua e comer algo.Porém,monges budistas conseguem passar semanas sem comer ou beber,mas apenas meditando.Eles acreditam que,através da meditação eles podem chegar a um "nível espiritual" mais elevado.E de fato,esse feito é algo notável.

Cristãos,islâmicos,espíritas e crentes de outras religiões conseguem enfrentar doenças terminais de uma maneira muito mais eficaz do que não religiosos(na maioria das vezes).Isso porque eles acreditam que entidades superiores vão lhe ajudar a se curar daquela doença, e vão fazer o que eles chamam de “milagres”.Em muitos casos,a pessoa morre;mas mesmo assim,ela leva um tempo muito maior do que era esperado.

Os religiosos estão ajudando a ciência a entender a grande influencia que a mente possui sobre o corpo.Claro,os religiosos acreditam que são suas divindades que fazem isso(é quase impossível convencer um religioso que sua crença está errada),mas na verdade isso é uma grande capacidade da mente humana.

Basta você acreditar que algo(um remédio,um trevo) ou  alguém(Jesus,Buda,Shiva,Deus,Maria...etc.)irá lhe ajudar,que isso lhe trará uma grande força psicológica,que será de alguma forma,transmitida para o corpo.

Então quando um pastor charlatão,ou um curandeiro com poções mágicas querer lhe “ajudar” de seu problema com forças sobrenaturais,não caia na armadilha deles.

A força do ser humano está dentro dele.Nós apenas não sabemos(ou aceitamos)isso.

domingo, 30 de outubro de 2011

Politicos corruptos:a pedra no caminho do Brasil


O Brasil está crescendo meus amigos.Está um país muito melhor do que antes,convenhamos.Hoje,somos considerados um poder médio no mundo e o poder de compra do brasileiro melhorou bastante.É uma realidade bem diferente de algumas décadas atrás.O nosso país vive hoje um momento econômico muito bom,porém parte desse momento está sendo desperdiçado,está indo para o lugar errado:o bolso da classe politica.

A corrupção continua a mesma porcaria.O dinheiro que deveria ser investido em saúde,educação,infraestrutura está sendo desviado por políticos safados.Nossas escolas,hospitais,estradas e aeroportos deveriam estar em um estado muito melhor,porém...não é isso que vemos.

Isso mostra qual é o principal problema do nosso país hoje(na verdade,há algum tempo):a classe política corrupta.Enquanto formos uma sociedade passiva,promíscua e desligada dos roubos dos políticos,nunca conseguiremos ser um grande país.Pois o nosso crescimento está justamente nas mãos dessa classe suja e sem vergonha,que é a classe política.Sempre é bom lembrar que existem exceções,mas está na hora de transformar essa exceção em regra.

E não importa quanto dinheiro o Brasil ganhe:enquanto os políticos forem corruptos,os serviços públicos nunca serão bons.Então,não se trata apenas de dinheiro,mas como se gasta esse dinheiro.E essa classe politica brasileira é um modelo de incompetência e falta de moral.

Portanto meus caros,continuem gritando,protestando,se organizando e quando forem votar,votem diferente.

Votem para fazer uma renovação,pois estamos precisando muito disso.


domingo, 23 de outubro de 2011

O mundo fantasioso da televisão


Sempre é interessante ver telenovelas.Nessa semana,tive a infelicidade de ver uma(por motivo de força maior!).Geralmente,muitos personagens são de classe alta ou de classe média alta;eu acho que nunca existiu uma novela onde todos os personagens eram pobres,só para chegar mais perto da realidade do brasileiro,entende?

As telenovelas são muito parecidas com os contos de fadas da Disney:existem os vilões e os personagens bons.E no fim,você sabe que todos os vilões vão se dar mal e os personagens bons vão se dar bem.Será que é diferente de Cinderela,Branca de Neve,etc?A idéia de que o “bem” sempre vence o “mal” é típico de histórias de fantasia,pois no mundo real,nem sempre é assim.Que o digam Collor e Sarney,que estão rindo da nossa cara.As telenovelas são histórias de fantasia com uma cobertura moderna.

E aqueles programas de culinária,que mostram ingredientes que geralmente estão fora da realidade do brasileiro médio?Que o digam as donas de casa que veem o programa,mas não podem fazer muitas das receitas que assistem.E aqueles programas que fazem um grande escândalo por causa das notícias violentas?Nesses programas só vemos morte e desgraça.Se você ver por uma semana,vai ficar com medo de ir até a padaria,pois você pode ser morto,quem sabe?

E nunca devemos esquecer os telejornais.Nunca espere ouvir notícias ruins da Igreja Universal no jornal da Record,nem de ouvir certos assuntos nos jornais da Globo.Cada emissora mostra o que quer da maneira que desejar;imparcialidade é uma coisa incomum nesses jornais.

Enfim,se o brasileiro acreditar em tudo o que vê na sua TV,vai viver em uma realidade alternativa,mais ou menos como os religiosos vivem.É preciso se rodear de informações de diferentes fontes,para não correr o risco de ser manipulado sem perceber.É preciso ter uma idéia exata da realidade em que se vive,sem exageros ou omissões.

E a TV brasileira as vezes deixa a desejar.

domingo, 16 de outubro de 2011

Corrupção:o povo está acordando


Eu tenho lido noticias sobre pessoas se manifestando contra a corrupção no pais.E isso é bom,claro.Em Brasilia por exemplo,foram fincadas várias vassouras em frente ao Congresso Nacional,e em várias outras cidades também ocorreram manifestações.

O problema é que não consigo enxergar um efeito prático nisso.Sei que esses protestos são importantes,mas acho que o povo precisa se manifestar também no lugar certo:na urna de votação.Não adianta votar em um político safado e depois passar quatro anos reclamando.Mas de qualquer maneira,podemos ver que cada vez mais,o povo está se cansando de toda essa palhaçada que os políticos fazem com a politica nacional.

De maneira que,toda e qualquer manifestação é bem vinda.Mas precisamos fazer com que essa indignação se transforme em algo prático.Criação de ONGs,por exemplo,são um bela maneira de se organizar contra tudo isso.

Os políticos,por sua vez,precisam ficar com os olhos cada vez mais abertos,porque a sociedade brasileira cada vez mais,está se cansando dessa sujeira.Portanto,a classe politica que se cuide:o povo está acordando.

domingo, 9 de outubro de 2011

A queda dos EUA


Quando estudamos história,achamos que as grandes mudanças ocorrem da noite para o dia.Quedas de grandes impérios,nascimentos de novas religiões,etc...achamos que tudo ocorreu em um piscar de olhos.Mas não é bem assim que as coisas funcionam.A História é um pergaminho que se desenrola de uma maneira bem devagar.

Olhem para os Estados Unidos,por exemplo.Antigamente eles eram os donos do mundo.Faziam o que queriam e pronto.Mas aos poucos,as coisas estão mudando.Agora eles estão com desemprego,com crises financeiras,com miséria e com políticos incompetentes(já há algum tempo,diga-se de passagem).Os dias de supremacia americana estão com prazo de validade.Mas não será agora que os EUA vão perder o seu poder no mundo;será uma coisa lenta,gradativa.Talvez daqui a algumas décadas isso ocorra. 

Estamos vendo a história acontecer perante os nossos olhos.No futuro,os nossos filhos vão estudar a queda dos EUA,talvez a partir dos atentados de 11 de setembro,talvez um pouco antes.Mas o mundo está mudando e o nosso país é junto com a China e a Índia,a bola da vez.Resta para nós enquanto sociedade,tentar melhorar nossa classe política,para que eles possam ajudar,e não atrapalhar,o crescimento do Brasil.

A história dos EUA,e a nossa própria história,mostra como os políticos podem acabar com um país.E por ora,vamos ficar observando a grande águia pousar no chão, e aos poucos deixar o salto alto de lado.E que nós possamos ter a consciência desse momento histórico(que alguns esperaram muito)que estamos vendo acontecer bem lentamente:os Estados Unidos estão caindo.

domingo, 2 de outubro de 2011

15 anos sem Renato Russo

Nessa semana o blog vai dar uma pausa nos posts polêmicos e irônicos.Isso porque nesse mês de outubro,irá fazer quinze anos que um dos maiores cantores e compositores da nossa música faleceu.

Renato Manfredini Junior,mais conhecido como Renato Russo,morreu em 11 de outubro de 1996.Na minha pequena opinião,Renato foi o ápice do rock nacional e um dos maiores nomes da nossa musica popular.
Com versos irados e analíticos,e ao mesmo tempo românticos e profundos,Renato conseguiu se tornar o ícone das gerações dos anos 80 e 90.

Por isso nessa semana,o blog deixa um pequeno espaço para os fãs da Legião prestarem as suas homenagens.
Força Sempre.

É tão estranho...os bons morrem jovens...assim parece ser...quando me lembro de você...que acabou indo embora...cedo demais
- Love in the afternoon( O descobrimento do Brasil)

domingo, 25 de setembro de 2011

Ainda há esperança para o Rock?

Eu estava vendo o Rock in Rio nesses dias e notei algo bastante interessante:a presença de Cláudia Leite e Ivete Sangalo.Pelo que eu me lembre,elas nunca fizeram um CD de rock...Mas enfim...Eu comecei a pensar a respeito do momento em que o Rock como gênero de música se encontra.Definitivamente,a era de ouro do rock já se foi(há algum tempo,diga-se de passagem).

A ultima grande banda considerada foi o Nirvana(há uns vinte anos atrás!).Ela tinha todos os ingredientes necessários para uma boa banda de rock.Depois dela,vieram boas bandas,porém nenhum comparável a banda de Kurt Cobain.Já não vemos aquelas bandas com letras iradas,que protestam contra algo;já não vemos compositores com grandes letras poéticas,e poucos são os cantores que merecem a nossa atenção.As bandas fazem muito barulho e pouca música de qualidade,e em geral,quando existe alguma rebeldia,é uma rebeldia sem causa justa. 

Claro,existem exceções,mas em regra o que vemos nas novas bandas,são músicos com cara de mau e atitude de um backstreet boy.Ao que tudo indica,o rock se entregou ao mundo comercial.As musicas só podem ter um certo tempo(como três ou quatro minutos),e a criatividade não é muito levada em consideração:o ideal para as gravadoras é que a musica tenha um refrão bem repetitivo e que a letra seja bem leve,como fazem essas bandas brasileiras dessa nova geração(restart,nx zero e semelhantes).

Talvez seja um período curto(ou longo)de escuridão,para que depois surjam algumas luzes e iluminem tudo de novo.Ou talvez o rock esteja chegando no ponto aonde o Jazz,a MPB e o blues chegaram:um período de trevas constante,com alguma luz que brilha de quando em quando.Só o tempo dirá.A minha impressão é que isso não está acontecendo somente com o rock,mas também com vários outros estilos.Talvez seja um conjunto de motivos que estão nos levando a isso,como  gerações ruins de artistas ou então a influencia da internet,que não deixa nada viver muito tempo no mundo do entretenimento.

Seja como for,vamos esperar para ver.E enquanto isso,para escutarmos um bom rock,teremos sempre que voltar a algumas décadas atrás,como mostra muito bem esse ultimo Rock in Rio.

domingo, 18 de setembro de 2011

O mundo e os vegetarianos


Sempre escuto dizer que para preservar o meio ambiente,para viver de uma maneira sustentável,você precisa ser vegetariano.Pois se você comer carne,estará contribuindo para que grandes matanças de animais ocorram,maus tratos,e todo tipo de cataclismo vegetariano.Acredito nisso em parte.

Talvez melhor do que parar de comer carne,seja criar um sistema sustentável de alimentação.A natureza já não consegue dar conta da demanda que os humanos estão impondo a ela,portanto é preciso achar uma solução.Para os vegetarianos,a solução é simplesmente parar de comer carne.

Pessoalmente,acho difícil a espécie humana deixar de ser onívora(comendo carne e vegetais),e ser apenas vegetariana.Venhamos e convenhamos,nenhuma planta substitui o gosto de um belo bife.Desde que a humanidade existe,nós comemos carne;mudar um hábito dos primórdios da humanidade pode ser meio complicado.

Porém um ponto em que concordo com os vegetarianos,é o mau trato desnecessário pelo qual fazem os animais passarem.Isso não deveria acontecer e alguns vídeos que mostram os maus tratos pelo qual os animais passam são revoltantes.

Acredito que os vegetarianos de plantão não vão conseguir “converter” as pessoas,ao ponto do mundo todo parar de comer carne.Com certeza,acharemos um meio “alternativo” que não implique parar de consumir um bom bife.Talvez até sejamos forçados a diminuir a demanda,mas nunca parar de comer.

Ser vegetariano é ter um estilo de vida,seja por qual for o motivo(saúde,religião,direito dos animais,etc...).Você não salva o mundo por causa disso.Mas com certeza adquire uma alimentação mais equilibrada.

Só nos façam um favor vegetarianos:não pensem que são melhores só porque não comem carne,ok?

domingo, 11 de setembro de 2011

Os artistas descartáveis

Eu li uma matéria nesses dias muito interessante, que falava  a respeito dos artistas atuais.Quando digo “artistas”, quero dizer músicos.Vocês já notaram o quanto os músicos atuais estão ficando cada vez mais passageiros? As vezes parece que eles são simplesmente produtos com prazo de validade, ou seja, depois de um tempo não servem mais.

E não é apenas no mercado brasileiro; no mercado norte-americano também está assim.Um certo artista surge: então ele recebe toda a atenção da mídia, faz um grande sucesso, coloca um monte de musicas nas paradas...e depois, ninguém mais quer saber dele.O segundo CD dos artistas geralmente é o início do fim para a maioria.Pois todos os artistas atuais lançam um “bom” CD de estréia, mas quando vão lançar o segundo CD...já não é a mesma coisa.E talvez este seja o segredo dos artistas descartáveis: eles não são bons o suficientes para se manter no topo.

Seu talento é limitado.Acho que para sabermos realmente a capacidade do artista, precisamos analisar os seus feitos depois do primeiro CD.Porque até então, a gravadora dá uma força, a mídia dá atenção porque gosta de novidades e tudo é mais fácil.Mas depois, não há mídia e gravadora que faça milagre: ou você é bom ou não é.

Mas claro que existem exceções.Há aqueles artistas que não fazem um bom segundo CD, mas depois se recuperam; e há aqueles artistas que fazem até mais CDs, mas você percebe que eles só fazem sucesso por algum motivo, digamos...não-musical.Seja pela beleza dos integrantes ou pelas curvas das mulheres.E sabemos que, quando as mulheres ficam muito velhas no showbizz, a mídia não dá muita atenção (e aí elas usam botox, silicone e um monte de coisas para se manterem “jovens”).

Esperamos assim que surjam mais digamos, ”artistas-feijão” ou seja, não perecíveis.Particularmente, estou cansado de ver pessoas sem muito talento surgir e depois sumir.Eles não fazem falta, pois são descartáveis e facilmente substituíveis.Vamos torcer para que  artistas realmente talentosos voltem a surgir, para que a sua obra seja lembrada por várias gerações e não esquecidas de um dia para o outro.





domingo, 4 de setembro de 2011

As riquezas da Igreja Católica - parte II

Como a Igreja Católica usa a sua riqueza?Vamos começar pelas coisas boas.A igreja possui algumas  instituições carentes que ajudam pessoas necessitadas pelo mundo.Uma pena que que a igreja não use mais do seu dinheiro para fazer isso.Ela usa apenas uma pequena parcela de sua riqueza para ajudar os pobres e doentes;deveria fazer muito mais, como os cristãos antigos(no tempo em que os cristãos agiam mais como cristãos).A igreja usa essas instituições para limpar a sua imagem perante a sociedade, como que dizendo “veja, nós também fazemos coisas úteis a sociedade!”.

E o resto da riqueza,como ela usa?Bom, ela gasta consigo mesmo.Seja pagando seus funcionários(um cardeal do Vaticano recebe 8,5 mil reais + casa e carro oficial), seja fazendo investimentos, seja espalhando o catolicismo pelo mundo(como eles dizem, a única religião “verdadeira”), ajudando alguns partidos políticos e fundando várias escolas e institutos católicos, que ensinam a “verdade”.

Há também escândalos financeiros na “Santa” Igreja, como o envolvimento com a máfia nos anos 70, em um episódio que nunca foi totalmente esclarecido.O que se suspeita é que o Banco do Vaticano teria desembolsado 244 milhões de dólares para algumas pessoas ficarem quietas.Há também o acordo com Benito Mussolini(é isso mesmo, o amigo camarada de Hitler), chamado de “Tratado de Latrão” onde a igreja recebeu 1 bilhão e 700 mil liras do governo de Mussolini, além das terras que o Vaticano tem hoje.Sempre é bom lembrar também das indulgências, que eram um perdão dos pecados aos fiéis, mas que tinha que ser pago.Algumas pessoas até faliram para garantir o seu “perdão”, e assim poder tirar férias eternas no céu.E o ouro ficava com a Igreja.

Apesar dos inúmeros atos corruptos, vis e doentios da Igreja nesses dois mil anos, ainda existem muitos católicos pelo mundo(que claro, não conhecem a história da igreja por completo), que inclusive ajudam a igreja com dinheiro.No Brasil, a situação da Igreja em relação a impostos é confortável: pelo acordo Brasil-Vaticano firmado a alguns anos atrás, a Igreja não precisa pagar impostos e nem ser obrigada a cumprir leis trabalhistas.Além disso, o governo brasileiro se comprometeu a cuidar dos templos católicos.Ou seja, a igreja não paga impostos, não gasta dinheiro com reformas nas igrejas, e ainda recebe dinheiro dos dízimos e dos alugueis dos seus imóveis.Que negócio da China!

Assim, espero ter sanado algumas das dúvidas que as pessoas possuem a respeito da grande riqueza da Igreja Católica.A Igreja NÃO é pobre, e não gasta todo o seu dinheiro para ajudar os pobres.Portanto, quando você pensar em dar dízimos para a sua pequena igreja local, faça melhor: gaste com sua família.

Nota:as informações do post foram retiradas da revista Aventuras na História - Maio\2011 - Editora Abril.

domingo, 28 de agosto de 2011

As riquezas da Igreja Católica - parte I


Com muita frequencia, eu vejo pessoas na internet falando sobre as riquezas da Igreja Católica de uma maneira equivocada.Muitos acham que a Igreja gasta todo o seu dinheiro com instituições carentes, outros pensam até que a Igreja é pobre.Vou esclarecer algumas coisas sobre poder da Igreja dos Católicos.
Vou explicar como entra o dinheiro do católico nessa história.

Quando você dá o seu dinheiro para a igreja aí do seu bairro, esse dinheiro vai para o cofre do padre.Ele junta todo o dinheiro que recebe por mês para pagar as contas, e repassa 10% para a Diocese da região(o tamanho da região depende muito).Ou seja, a diocese recebe o dinheiro de várias igrejas.Algumas igrejas e dioceses são bastante ricas e outras são pobres.No caso das igrejas pobres, as dioceses ajudam um pouco.Tanto as igrejas quanto as dioceses pagam impostos para o Vaticano, lá na Itália.Então veja só, o Vaticano recebe dinheiro de dioceses de todo o mundo(cerca de 31 milhões de dólares).

Além do dinheiro do católico, o Vaticano possui várias outras fontes de renda.A principal é a carteira de investimentos, que é estimada em 8,1 bilhões de reais.Os investimentos são vários, como ações, terras e imóveis.Mas o vaticano não diz o lucro que ganha com isso.Também é bom lembrar que a Igreja possui um banco próprio, que possui cerca de 316 milhões de dólares no caixa, mas a igreja também não divulga os lucros do seu banco.Alguns Estados ainda pagam impostos a Igreja, como Alemanha e Itália(estado laico uma ova!).Mas a maior riqueza do Igreja são os imóveis.Só na Alemanha por exemplo, ela possui cerca de 473 bilhões de reais em imóveis.

Na Itália ela é dona de 100 mil propriedades.As igrejas mais ricas são a da Alemanha e dos EUA, portanto na terra do Tio Sam a igreja também deve possuir várias propriedades.Aqui, a CNBB(Conferência Nacional dos Bispos do Brasil)simplesmente não fala o tamanho da riqueza da igreja brasileira.Aliás, ninguém sabe o número exato de toda a riqueza da Igreja Católica no mundo.

Ela esconde a sete chaves várias informações, por mais estranho que isso possa parecer.

Nota:As informações foram retiradas da revista "Aventuras na História", da editora Abril, edição de maio de 2011.Tem muito mais lá!


segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Uma geração sem atitude


Nos anos 80,os jovens eram mais conscientes da realidade do seu país.Iam para as ruas e protestavam contra a ditadura e outras coisas,como no caso das diretas já.No início dos anos 90,tivemos o impeachment de Collor,com outra grande manifestação dos brasileiros.Mas nessa última década,não tivemos coisas parecidas.Não que seja obrigatório.Mas quando algo grave acontece nos corredores do poder,é preciso que o povo acorde e grite,pois se dependermos dos políticos para isso estaremos ferrados.

Vimos vários casos graves de corrupção no governo Lula,como o mensalão e os sanguessugas.Vimos uma política dançando no Congresso por ver o seu amigo corrupto escapar;estamos vendo com certa frequência os políticos do congresso dando a si mesmos aumentos absurdos de salários.E agora,no governo Dilma,ladrões começam a serem descobertos em todos os cantos,e começam a se incomodar com isso,dificultando o trabalho da presidente.E o povo?Porque não fala nada?Porque não houve protestos contra esses casos de corrupção?

Talvez haja uma resposta.Nesse período,o brasileiro viu a sua capacidade de comprar aumentar,e agora acha que o mundo é bom por causa disso.De fato,a nossa vida melhorou em relação ao passado.Mas não se enganem;isso que estamos ganhando são as migalhas do crescimento do nosso país.Somos aqueles cachorrinhos que ficam embaixo da mesa esperando alguma coisinha cair.E estamos felizes com isso.Parece que não ligamos se o nosso prefeito,governador ou deputado esteja roubando,porque agora podemos comprar mais roupas ou mais comida.Nos contentamos com migalhas.

Se a vida do brasileiro hoje está boa,deveria estar muito melhor,pois o que damos de dinheiro para o governo brasileiro não é brincadeira.Que essa geração que vem agora não se contente com pouco.O hospital público da sua cidade está ruim?Reclame.As ruas do seu Estado estão cheias de buracos?Reclame.Não pense que já tem o suficiente.Pois você deveria ter muito mais.

Que essa nova geração não seja como a anterior,que se iludiu com a pequena melhora que teve na sua vida.O Brasil é um país com grande potencial,mas o povo precisa apertar os políticos para que as cidades,os estados e o país cresca como deveria crescer.

Não sejamos como a geração anterior.
Uma geração sem atitude.

domingo, 14 de agosto de 2011

Somos um povo sem-vergonha?


Sempre ficamos revoltados quando vemos a corrupção generalizada no meio político.Geralmente dizemos que queremos líderes mais honestos, morais, etc...Mas será que nós somos morais?Será que nós somos honestos?Será que no final das contas, o modo como os políticos se comportam, não passa de um reflexo de como o próprio povo se comporta?

Quantos de nós já furaram uma fila?Ou recebeu o troco errado e mesmo assim não falou nada?Quantos de nós compram produtos piratas sem dor de consciência?E há outros exemplos como aqueles indivíduos que “alugam” sandálias na praia, porque as pessoas não querem pisar na areia quente;ou então aqueles que cobram para levar as pessoas do seu carro até um lugar coberto(geralmente shopping ou casa de shows), usando guarda-chuvas para proteger as pessoas da agua da chuva.E também não podemos esquecer dos flanelinhas, que literalmente privatizaram as ruas, e agora temos que pagar para colocar o carro em um lugar público.

Tudo isso são exemplos de como o chamado “jeitinho brasileiro” funciona.O problema é que esse “jeitinho” é o primeiro passo para o caminho da ilegalidade;ele sempre atua nas brechas da lei e daquilo que é permitido.E se pararmos para pensar, é exatamente isso que os políticos brasileiros costumam fazer;acham brechas na legalidade para fazer coisas imorais.

É difícil imaginar que essa cultura do brasileiro vá mudar tão cedo.Talvez esteja enraizada na nossa cultura a ilegalidade, a esperteza criminosa e imoral.Aliada a uma justiça patética, o jeitinho brasileiro transforma o país em uma verdadeira baderna.

Talvez no fundo, nós não sejamos nada além de um povo sem-vergonha.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Porque temos que andar na moda?


Sempre acho interessante quando uma pessoa fala que alguém está fora de moda.É como se as pessoas que não seguissem a moda estivessem fadadas ao isolamento.Mas afinal, quem decide o que é a moda?Será que são os estilistas mais badalados?E se forem,porque temos que andar de acordo com o gosto dos outros?

Justiça seja feita, os especialistas da moda ajudam bastante alguns tipos de pessoas a se vestir.Os altos, baixos, magros e gordos possuem algumas combinações que ajudam na aparência, e nisso os estudantes da moda são úteis.Mas então vem uma pessoa dessa área e diz:”Nesse verão a cor da moda é o vermelho”.Certo, mas e se eu gostar de azul?Vou ter que usar uma cor que eu não gosto, só porque algumas pessoas disseram que era “melhor”?Faça-me um favor.

Como eu disse antes, não é que o pessoal da moda seja inútil(como muitas pessoas acham), o problema surge quando eles querem impor suas opiniões aos outros, porque acham que os seus gostos são “melhores”.O mundo da moda possui uma grande utilidade para a sociedade;basta lembrar que todos nós usamos calças, bermudas, shorts, camisas, bolsas, sapatos e por aí vai.A moda então transforma algo que já é útil em algo agradável.

Mas ai impor os seus gostos pessoais aos outros não me parece certo.Melhor seria se eles dessem um leque de escolhas para as pessoas se vestirem de acordo com o seu gosto.E cada um iria escolher como se vestir.

domingo, 31 de julho de 2011

Os diferentes não são errados

Na sociedade humana, as pessoas comuns geralmente olham as pessoas diferentes com um olhar digamos, meio “torto”.Elas acham que como aquelas pessoas são diferentes, então de alguma forma, elas estão “erradas”.Mas afinal de contas, o que é uma pessoa “comum”?.Para você ser comum, você simplesmente deve fazer o que a maioria faz.Por exemplo, digamos que você caia em uma ilha onde só existam pessoas canibais;além de correr risco de vida, você logo será visto como “diferente”, apenas porque não quer comer outras pessoas no jantar.Mas só porque você é “diferente”, quer dizer que você está errado?Claro que não.

Agora vamos olhar para a sociedade ocidental.Como seria uma pessoa “diferente”?Em primeiro lugar, ela seria homossexual;em segundo lugar, ela seria um ateu ou poderia pertencer a uma religião pouco popular(Umbanda,Wicca,Mórmon,etc);aqui no Brasil, essa pessoa não gostaria de futebol, e por ai vai.Se pararmos para pensar, as minorias sempre são vítimas de preconceitos, simplesmente porque são minorias.Se os negros fossem maioria e mais ricos por aqui, os brancos seriam vistos com desconfiança;se os homossexuais fossem maioria, seria uma pouca vergonha ser heterossexual.

Em algumas situações, mesmo uma minoria consegue dominar a cabeça da maioria, geralmente através da mídia, de argumentos bem elaborados ou de crenças religiosas antigas.Como a maioria das pessoas possui pouca informação e não se interessa em obter mais informação, elas são enganadas com facilidade.Por exemplo, muitos brasileiros que possuem parentes negros, são racistas!Estranho né?Os diferentes sempre foram tratados com desrespeito, até entre eles mesmos, por causa da lavagem cerebral que muitos recebem.

Portanto meus caros, os diferentes não são errados.São apenas diferentes.Vivemos em uma democracia, e ela deve ser montada pelo povo e para o povo.Seja ele composto de   negros, brancos, vermelhos, amarelos, gays, heteros, ateus, religiosos, crianças, idosos ou qualquer tipo de classe social.Não vamos cometer um crime social contra um grupo de pessoas só porque são diferentes de nós.

É o respeito pelas diferenças entre as pessoas que faz a democracia ser uma democracia.

domingo, 24 de julho de 2011

Seleção Brasileira:decepção dentro e fora dos campos


A Seleção Brasileira decepcionou seus torcedores na Copa América.Muitos estavam entusiasmados com a formação ofensiva de Mano Menezes.Mas no final não deu certo.Não vou ficar falando aqui de detalhes técnicos,mas de uma outra coisa que há tempos vem chamando a atenção:o excesso de mídia em jovens jogadores.Um jogador jovem como Neymar não deveria ser o titular absoluto logo de cara;mas a mídia faz um circo tão grande a redor desses jogadores,que o técnico acaba se vendo na obrigação de escalar ele.

E não é apenas a mídia,existe a pressão dos patrocinadores também.Sempre é bom lembrar que a Seleção Brasileira é um produto muito lucrativo para a CBF,que o diga o senhor Ricardo Teixeira,que sempre está envolvido com escândalos financeiros e nunca é preso.Ele está sendo investigado na Suíça por corrupção,assim como seu sogro João Havelange.

Seja pelos jovens dentro do campo,seja pelos cartolas fora dele,a Seleção Brasileira e a CBF vem decepcionando o público brasileiro.Resta esperar para ver dentro do campo,o que Mano Menezes irá fazer e como os jogadores irão atuar.Fora dos campos,não há muitas expectativas;Ricardo Teixeira nunca será preso,por que afinal de contas estamos no Brasil,o paraíso dos criminosos.

Mas sempre é bom lembrar que a próxima Copa do Mundo será aqui.

Será que vamos passar vexame?

domingo, 17 de julho de 2011

Abram os arquivos da ditadura!

Há algum tempo,a imprensa vem comentando sobre um assunto bastante controverso:os arquivos  secretos do governo.Existiu até uma sugestão de Sarney e Collor,para deixar alguns arquivos secretos em segredo para sempre.O que é claro,não é uma surpresa,já que ambos foram presidentes e ambos devem ter várias coisas podres para esconder.O fato é que,sem dúvida,o alvo principal desses arquivos são os da ditadura militar.

Para quem ainda não sabe,a ditadura militar(que durou de 1964 até 1985)foi um período onde os militares brasileiros tomaram o poder pela força,lançando um regime de violência e censura sobre a população brasileira.Muitos brasileiros foram mortos,torturados(inclusive  a presidente Dilma)e expulsos do país pelos militares.Um período de vergonha e muito irônico ao meu ver.Irônico,pois os militares possuem a função de proteger os cidadãos brasileiros de ameaças externas;mas durante esse período,ELES foram o perigo;eles trouxeram a violência,eles trouxeram o horror aos seus compatriotas.Traíram o seu país quando pensavam que o estavam ajudando.

E durante esse período sombrio da nossa história,foram criados vários arquivos,que caso possamos ler,poderá nos esclarecer muito sobre o nosso passado.O passado do nosso país.Por isso,é preciso fazer pressão sobre as autoridades para que esses arquivos,que até agora foram fechados para o povo,possam ser abertos.Um povo precisa conhecer a sua própria história para tentar não repetir os mesmos erros no futuro.

Portanto,está na hora de abrir os arquivos secretos da ditadura.

Esta na hora de abrir os esgotos da história do Brasil.

sábado, 9 de julho de 2011

Tempos de mudanças no Brasil


A população brasileira está ficando mais velha.Nossos idosos estão tendo uma vida cada vez melhor e mais longa.Por outro lado,o índice de natalidade está diminuindo,o que indica que em alguns anos,o Brasil terá uma população mais velha.Acontecimentos econômicos,sociais,políticos e civis a algum tempo,tem balançado o nosso país.Estamos vivendo tempos de mudanças.

Nossa economia nunca esteve tão bem.Estamos entre as dez maiores economias do mundo,e a nossa voz está sendo cada vez mais escutada pelo mundo afora.Tivemos dois presidentes notáveis(claro,cheios de defeitos também);Lula e FHC contribuíram muito para a evolução do Brasil,gostem ou não.No campo civil,estamos vivendo uma espécie de primavera de protestos,onde diversos grupos sociais que antes eram marginalizados,agora possuem coragem para sair às ruas e gritarem pelos seus direitos.Homossexuais,usuários de maconha e mulheres estão saindo país afora sempre com algum tipo de protesto.

Alguns gostam,outros não.Alguns acham que legalizar o casamento gay é um retrocesso;outros acham isso um avanço;alguns acham ridículo assistir a uma Marcha da Maconha,outros acham isso bonito.Querendo ou não,vivemos um tempo de mudanças.Vamos torcer para que essas mudanças levem o nosso país a um patamar mais alto.Há ainda muito a se fazer,por isso não podemos perder o fôlego.

Pessoalmente,acredito que tudo sempre está mudando.Nada é estático,tudo sempre está em uma constante mudança.O que muda apenas é a velocidade das mudanças que ocorrem.Umas são muito lentas,outras muito rápidas.E agora,vivemos um momento  de mudanças significativas na história do Brasil.

E estamos assistindo de camarote.