Recentemente a sociedade como um todo, comemorou a captura do
chefe do trafico de drogas na Rocinha.Porém a meu ver, é uma comemoração sem
muito sentido.Não que eu ache que os chefes do tráfico não devam ser
presos, pelo contrário.Mas o fato é que temos que enfrentar uma triste verdade:o
tráfico não vai diminuir ou desaparecer por causa disso.
E o motivo é muito simples:a causa que fez com que o
traficante “Nem” surgisse, ainda permanece.Ou seja, a falta de educação e
oportunidade de emprego para os moradores de bairros pobres.Nenhum garoto entra
no tráfico porque gosta;entra porque ele não vê um futuro promissor para si
mesmo, porque sabe que não vai conseguir ter uma boa educação, para depois poder
arrumar um bom emprego, e poder comprar suas roupas, casa, montar uma
família, etc...
Ele vira bandido porque não tem outra oportunidade de vida.E
esse motivo, ainda persiste mesmo com a prisão dos chefes do tráfico.Porque o
que vai acontecer meus amigos, é que depois de um tempo, eles simplesmente são
substituídos por outros, pois soldados para o tráfico de drogas surgem a todo o
momento.
É uma ilusão achar que a polícia pode acabar com o submundo
dos traficantes.O que a polícia faz é simplesmente enxugar gelo;ela não deixa a
situação piorar mas também não pode resolver o problema.Para acabar com o
tráfico, é preciso investir na arma mais poderosa que temos:educação e geração
de empregos.
Pois assim, aquele moleque que normalmente entraria no mundo
do tráfico, vai para escola e depois arruma um bom emprego, ganhando dinheiro sem
precisar empunhar uma arma.Assim poderíamos diminuir os soldados que o tráfico
possui.
Mas ai entra uma parte complicada da nossa história:a
educação brasileira.
E enquanto a nossa educação for ruim, o tráfico de drogas vai
continuar produzindo soldados.
Oi Glal
ResponderExcluirGostaria de lhe indicar alguns links.
O primeiro é um vídeo de um grupo de teatro, que conta a história real de uma menina que foi condenada à morte. É um texto de Bertolt Brecht.
O segundo é o próprio texto, em que o vídeo foi baseado.
O terceiro é um texto reflexivo, sobre a questão da maioridade penal.
http://www.balaiovariado.com/2010/01/menina-condenada-morte-baseado-em.html
http://www.balaiovariado.com/2010/05/historia-da-menina-mae.html
http://www.balaiovariado.com/2010/02/tira-se-responsabilidade-do-governo-e_07.html
Abraços
Balaio Variado
com certeza mudar esse código penal de bosta, e melhorar o controle nas fronteiras do país vão ser mais eficazes na luta contra o tráfico
ResponderExcluirprecisamos reciclar nossa cultura..
ResponderExcluirCom certeza a prisão não vai diminuir o tráfico , até porque em muitos casos a polícia corrupta toma o lugar dos bandidos agindo como tal ainda mais no Rio de Janeiro ...
ResponderExcluirhttp://fleonandthecity.blogspot.com/
Mas é aquele lance: a violência e a droga já invadiram o lugar onde se poderia combatê-los: a escola. Educação... tá difícil.
ResponderExcluirMuito bom o texto.
ResponderExcluirhttp://thebookofmydreams.blogspot.com/
Belo blog, adorei. Voltarei sempre =D
ResponderExcluirFaz um favorzinho pra mim? Vota em Garota Ambulante na enquete que ta rolando no tendencias-teens.blogspot.com por favor? =) Obrigada.
garotambulante..blogspot.com
FAIL FAIL FAIL! Blog de comédia inspirado no personagem Tom, que sempre fail em pegar o jerry.
ResponderExcluirwww.tomfails.wordpress.com
Ronaldinho batendo uma na webcam, contos engraçados, a nova rede social badoquêros que irá competir com facebook E MAIS
Parabens pelo blog.. show de bola.
ResponderExcluirEntra no meu.. se gostar clica em curti!
Abraço,
PREGUIÇA ALHEIA.
_________________________
http://www.preguicaalheia.com
É todo um sistema que precisa ser revisto, mas não acontece...
ResponderExcluirAções assim só servem para "acalentar" os ânimos.... e não resolvem.
;D
Adorei seu blog é bom ver a opinião de outras pessoas. Acredito que todo o sistema deve ser reestruturado. Essas medidas de prenderem traficantes não adianta nada, são só medidas temporarias. Adorei seu blog, to seguindo!
ResponderExcluirVisita o meu tambem:
http://1smile4u.blogspot.com/
É CLARO Q NÃO RESOLVE, TEM Q MATAR TUDO! E NÃO ME VENHAM COM ESSA BALELA DE Q NÃO FUNCIONA NOS EUA E BLÁ BLÁ BLÁ! AQUI FUNCIONARIA PQ ACREDITO Q NINGUEM CURTE PAGAR UM SALÁRIO DE QUASE 900 REAIS POR MÊS PRA ESSE TIPO DE SER! QUANDO UMA PESSOA Q TRABALHA NÃO GANHA NEM 600!
ResponderExcluirEu discordo da questão que a criança sabe que não vai conseguir uma boa escola, um bom emprego, constituir família e poder ter uma vida digna, uma criança não tem esse raciocínio, mas tem referências, exemplos, admirações, e isso incentiva a pobre criança totalmente desinformada sobre outros mundos, outras vidas, e tende a refletir o que presencia, infelizmente... mas também existem muitos que simplesmente não querem trabalhar, se sacrificar e dão a desculpa de desemprego, falta de escola, e isso acontece não vamos ser hipócritas e só ficar defendendo marginais porque quem quer e luta consegue vida digna... e a questão principal que é acabar ou diminuir o tráfico seria punir severamente o usuário, o maior culpado é o usuário e já não vejo solução porque estão cada vez mais suavizando o lado do usuário, prender traficante é muito bom para os policiais corruptos que pegam a concentração do dinheiro, pegam a bolada acumulada, se for pegar usuários vão ficar catando milho por aí e isso gera muito trabalho para eles, o traficante só existe porque existe o maldito usuário que por fim se diz doente, dependente e não faz nenhum tipo de esforço para se tratar, é como o receptador´que tem a pena mais pesada do que o ladrão porque é devido sua encomenda que o ladrão entra em ação, então é a mesma coisa o usuário, é devido sua incopetência de vida, de seu vício que o traficante entra em ação, usuário tolerância zero, comecem a prender pra ver se não dá resultado, ou pagar multas, fianças, prestar serviços comunitários, pra ser mais clao "TRABALHAR"... aí eu quero ver até onde vai o vício dele...
ResponderExcluirDrogas são como gripes! se voce se cuidar, passa por ela facil facil... mas se der mole, ela te mata!
ResponderExcluirJa usei de tudo, cola de sapateiro, maconha, super K, ecstasi, cocaina, cristal d MDMA puro, lança-perfume, benzina, lsd, lsa, salvia divinorum, cubencis e amanita... só não provei ainda heroína pq nunca tive acesso e crack, que nao tenho nem curiosidade de sabe como é!
Concordo com vc Juliano, opinião mais sensata até agora. E rebato na cara de qualquer um que defenda esses marginais, tanto traficantes como usuários. Essa história de que "temos que ver a vida pregressa no sujeito", a "sociedade é a maior culpada, pois não tiveram oportunidade". Canalhas e hipócritas, todas estas "autoridades" que defendem direitos humanos de bandido. O trabalhador, a pessoa de bem, ninguém defende!!??. Ninguém nasce (fora os de berço-de-ouro), com uma chave de um carro ou de uma casa, ou com emprego garantido prô resto da vida. Todos temos que correr atrás de nossos objetivos. Se o Estado tivesse a competência de analisar caso à caso desses moradores de "bolsões de pobreza", veria que poucos são os que realmente necessitam de amparo. Muitos invadem áreas públicas só para não se comprometer com aluguéis, financiamentos, água, luz e impostos, pois assim sobra mais dinheiro pra gastar com luxúrias (praia, pagode, eletrônicos, carros, churrascos, uma "carrada" de filhos, carnaval, funk e pagode). Depois o resto da sociedade é que tem que bancar as obras de contenção, saneamento, creche, "gatos", regularização dos terrenos e por aí vai. As estruturas do estado, mesmo de forma precária, está por todo lado (escolas de ensino e profissionalizantes), é só ter força de vontade e ir a luta. Mas é mais fácil prô vagabundo dar uma de coitadinho e exigir amparo do estado. O pior de tudo e volto a frisar, não são todos, mas todo o "desgraçado-chupim", ainda por cima vota, e vota não por consciência, mas por ganância, pois vota naquele político que lhe promete favores, daí porque nosso país é tão corrupto. Por esta razão morrerei defendendo, ao contrário desse bando de defensores de bandido(direitos humanos), que o marginal não é "FRUTO DO MEIO EM QUE VIVE", ele já nasce com à má índole. Independente de ser rico ou pobre, nós é que traçamos nossos caminhos, se seremos bandidos ou doutores é o caráter de cada um que vai guiar nossas vidas. E mais uma coisa..., prá começar a melhorar nosso país, defendo que somente pessoas com segundo grau completo é que podem ter direito a um título de eleitor. Se um pobre miserável não tem condições de administrar sua própria vida, o que dirá ter a responsabilidade de eleger alguém que irá conduzir nosso País.
ResponderExcluir