Sempre é interessante ver telenovelas.Nessa semana,tive a
infelicidade de ver uma(por motivo de força maior!).Geralmente,muitos
personagens são de classe alta ou de classe média alta;eu acho que nunca
existiu uma novela onde todos os personagens eram pobres,só para chegar mais
perto da realidade do brasileiro,entende?
As telenovelas são muito parecidas com os contos de fadas da
Disney:existem os vilões e os personagens bons.E no fim,você sabe que todos os
vilões vão se dar mal e os personagens bons vão se dar bem.Será que é diferente
de Cinderela,Branca de Neve,etc?A idéia de que o “bem” sempre vence o “mal” é
típico de histórias de fantasia,pois no mundo real,nem sempre é assim.Que o
digam Collor e Sarney,que estão rindo da nossa cara.As telenovelas são
histórias de fantasia com uma cobertura moderna.
E aqueles programas de culinária,que mostram ingredientes
que geralmente estão fora da realidade do brasileiro médio?Que o digam as donas
de casa que veem o programa,mas não podem fazer muitas das receitas que
assistem.E aqueles programas que fazem um grande escândalo por causa das
notícias violentas?Nesses programas só vemos morte e desgraça.Se você ver por
uma semana,vai ficar com medo de ir até a padaria,pois você pode ser morto,quem
sabe?
E nunca devemos esquecer os telejornais.Nunca espere ouvir
notícias ruins da Igreja Universal no jornal da Record,nem de ouvir certos
assuntos nos jornais da Globo.Cada emissora mostra o que quer da maneira que
desejar;imparcialidade é uma coisa incomum nesses jornais.
Enfim,se o brasileiro acreditar em tudo o que vê na sua
TV,vai viver em uma realidade alternativa,mais ou menos como os religiosos
vivem.É preciso se rodear de informações de diferentes fontes,para não correr o
risco de ser manipulado sem perceber.É preciso ter uma idéia exata da realidade
em que se vive,sem exageros ou omissões.
E a TV brasileira as vezes deixa a desejar.
Acho que não há problema com as novelas serem parecidas com os contos de fadas, é necessário entretenimento. Porém as pessoas criadoras de novelas tem um esquema de audiencia a cumprir e devido isso mostram o que o público "quer ver" e não o que precisa.
ResponderExcluirQuanto aos sensacionalistas, esses, tentam em suas "indignações" serem justo com a sociedade, dizem que são hoestos e querem o melhor para o "povo" porem é pura encenação , desde quebrar o cenário quanto chingar uma pessoa que acham que é o assassino. Isso facilita o assunto da semana, todos dizrm a mesma coisa: pai joga filha de prédio.
Os teles jornais tem a mesma premissa, só que mascarado, contam o que acredita que é melhor para eles, claro.
Olá Glal!
ResponderExcluirEu concordo com você, devemos sim ter várias influências que não apenas as televisivas. Inclusive eu escrevi sobre isso também, em meu blog tem o texto: Vale a pena ver de novo! Vale a pena conferir.
Ironia e Sarcasmo:
Incrível Bruno!
Fiquei curioso pra saber se teve alguma situação real que você presenciou este mau entendido linguistico!
Muito bom este texto!
Ironia e Sarcasmo:
http://neoquiproquo.wordpress.com/2011/06/12/dia-dos-namorados/
É tudo arte da mídia, as pessoas veem o que eles querem, e sem reparar começam a seguir aquilo que a mídia propõe, por exemplo, uma dupla de mulheres que passam mais de duas horas conversando sobre maquiagem, esmalte e produtos da Polishop, ou um grupo de homens que ficam discutindo entre sim boa parte do dia sobre futebol ou alguma coisa insignificante, será que eles querem realmente fazer isso? Claro que querem, mas porque querem?
ResponderExcluirPorque é como se já tivesse acontecido uma lavagem cerebral neles, não no sentido literário, o que quero dizer é que seus princípios originais (se é que tiveram algum) vão por água a baixo e o que prevalece é o sentido da mídia, aquele que eles aprenderam na TV, no rádio, ou em qualquer outra fonte que pareca confiável, mas que joga informações a toa na mente da sociedade.
Imagine uma pessoa que conversa sobre assuntos religiosos, sociológicos, filosóficos, moralistas, esportistas, e vários outros assuntos realmente interessantes, essa pessoa é como um eclético nos seus pensamentos. Agora compare esta pessoa com uma totalmente diferente, que pensa em assuntos de moda do tipo, "Pow vey, tow nas marcas, de patrão"; "É pivet, colé". Já deu pra sentir a diferença.
Eu conheço um garoto, deve ter seus 15 anos, e ele não tem droga de assunto nenhum na mente, até me irrito quando ele fala meu nome, ele me chama pra falar besteiras como essas, não tem sentido, falar de marca de roupas, de pagode o tempo inteiro (não criticando o ritmo), de não fazer nada o dia inteiro e ainda zombar da minha cara porque eu pratico esportes e curto estilos musicais de MPB, Rock e Pop, isso sim é ridículo.
http://rapeidanet.blogspot.com
É isso aí, visita meu blog? ^^
Há sempre dois lados... eu concordo com você mas acho que as novelas são uma forma de distração. Para uma pessoa que chega cansada da escola ou estressada do trabalho, é bom assistir esses programas, eles são “relaxantes”, estimulantes. Seria trágico se na TV só passasse a realidade brasileira, isso acarretaria em inúmeros casos de depressão. Sim, eu sei que é sempre bom saber da realidade do país, mas também é bom esquecer um pouco esse mundo de sofrimento e relaxar. E daí existe o jornal, para nos informar. Eu sei, e percebi, a tosca briga “Record X Globo”, uma não fala do Pan porque a outra vai transmitir, outra fala mal da Copa porque a outra vai transmitir, sem falar da questão religiosa. Mas isso é o sistema, difícil mudar algo assim... cabe a cada um não abstrair tudo que se diz na TV... sempre procurar mais de duas fontes até ter uma opinião própria.
ResponderExcluirGostei do seu blogger, o meu é mais emocional, sentimental... mas acho sempre bom ter algo informativo para ler. :)
saiidademergencia.blogspot.com
Eu gosto de televisão... na verdade, nós humanos nem precisariamos de televisão para sobreviver. Só com alimento, água, sol, ar nós sobreviveriamos, mas então foi inventada a evolução, o conforto... mas televisão é muito bom, nos informa, nos diverte, tira o medo do escuro, ahaha. Gostei, parabens pelo ótimo blog. Muito interessante. Se der, passa no meu. Abrç.
ResponderExcluirBe vindos a Matrix
ResponderExcluir