Aqui o que importa é a opinião das pessoas.Por isso, você não precisa se cadastrar, nem ter blog, nem ter nome para dar a sua opinião.Mostre o que você acha, converse com os outros visitantes sobre o que você pensa.Quando você começa a pensar, começa a se libertar.

Meu novo livro.

Meu novo livro.
Meu novo livro.Acompanhe no wattpad!
Quando você começa a pensar por si mesmo, naturalmente irá discordar de alguém.Discordar não é errado; errado é concordar sem pensar.
O pensamento livre é a grande arma contras as verdades absolutas.Seja livre:questione tudo.

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

A esquerda está perdida


A derrota pesada nas urnas mostra que a esquerda brasileira precisa repensar muita coisa.É bem verdade que o resultado foi bastante influenciado pela desmoralização que o PT vem sofrendo.Isso é um ponto.

O outro ponto é que ela precisa perceber que muitas ideias que ela defende - como o comunismo e o socialismo - já caducaram.É preciso moderniza-las, admitir que muitos erros foram cometidos, e rever a forma de pensar.A economia de mercado gera mais riqueza que a de estado, embora não a distribua tão bem.

É necessário pensar a partir desse ponto.Como fazer esse capitalismo atual ser mais justo?Como melhorar essa distribuição de riqueza?As soluções que Marx trouxe não são boas, venhamos e convenhamos.Ele foi bem ao diagnosticar a doença, mas não muito bem ao passar a receita.É preciso criar uma melhor.

Ou a esquerda aceita isso e cria novas alternativas para a economia, ou terá que usar do capitalismo  quando chegar ao poder, porém defendendo o socialismo de Marx, tentando criar uma economia de estado, que não consegue criar riqueza suficiente para todos.Faz uma coisa mas acredita em outra, ganhando o apelido de "esquerda do caviar".

A economia de mercado veio para ficar.É preciso saber manuseá-la e não tentar destruí-la.Ou a esquerda aceita isso e renova a sua ideologia, ou vai cair no campo da hipocrisia: criticando o capitalismo mas ganhando com ele.

O capitalismo possui problemas?Muitos.Porém, querendo ou não, é um sistema econômico que funciona melhor que o socialismo de Marx.

É preciso melhora-lo, tornando-o mais justo para todos as classes, e não destruí-lo.

Marx errou nisso.Está na hora de concertar esse erro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário