Aqui o que importa é a opinião das pessoas.Por isso, você não precisa se cadastrar, nem ter blog, nem ter nome para dar a sua opinião.Mostre o que você acha, converse com os outros visitantes sobre o que você pensa.Quando você começa a pensar, começa a se libertar.

Meu novo livro.

Meu novo livro.
Meu novo livro.Acompanhe no wattpad!
Quando você começa a pensar por si mesmo, naturalmente irá discordar de alguém.Discordar não é errado; errado é concordar sem pensar.
O pensamento livre é a grande arma contras as verdades absolutas.Seja livre:questione tudo.

terça-feira, 27 de setembro de 2016

O que é ser de esquerda ou direita em política?


O termo foi cunhado durante a Revolução Francesa.Na assembléia, os partidários do rei se sentavam do lado direito do presidente e os simpatizantes a revolução, do lado esquerdo.Com o tempo, "direita" começou a ser usado para denominar os conservadores em geral, e "esquerda" os liberais.

No entanto, nos nossos dias esses termos estão um pouco embolados.Por que?

Em meados do século XX, ser de esquerda significava ser socialista, a favor dos diretos das mulheres, negros, liberação sexual, e por ai vai.Ser de direita significava ser capitalista, contra os direitos dos negros, mulheres, liberação sexual e tudo o mais.Mas hoje muita coisa mudou.

O socialismo "perdeu", digamos assim.Seus principais representantes abandonaram esse sistema(menos Cuba; a China adotou digamos, um sistema misto).Hoje, não se discute mais se o melhor é capitalismo ou socialismo.Há sim, críticas, muitas críticas ao capitalismo, mas ele é reconhecido como um sistema econômico melhor que a economia de estado(socialista).A maioria da esquerda hoje, se posiciona dessa forma: critica bastante o capitalismo, mas já não defende uma revolução do proletariado.Defende uma maior intervenção do Estado, mas não um controle total dele(a maioria pelo menos; ainda existem alguns que acham a revolução, feita através da violência, algo viável).

Pelo lado moralista, os conservadores perderam.As mulheres conquistaram os seus direitos assim como os negros.A revolução sexual mudou o comportamento da sociedade; coisas que antes eram consideradas proibidas(como fazer sexo antes do casamento, masturbação), hoje são tidas como algo normal pela maioria das pessoas.Muitos daqueles que se consideram cristãos fazem sexo antes do casamento(proibido pela bíblia).A atual fronteira é o direito homossexual, que avança bastante em vários países.

Então hoje, é possível uma pessoa ser a favor da economia de mercado(capitalismo) e ao mesmo tempo, a favor do casamento gay.Os termos clássicos de "direita"  e "esquerda" já não explicam bem a sua posição política( com exceção daqueles que se posicionam nos extremos).

No século XXI, as posições políticas são muito mais variadas e apenas dois termos não conseguem explica-las bem.




Nenhum comentário:

Postar um comentário