Aqui o que importa é a opinião das pessoas.Por isso, você não precisa se cadastrar, nem ter blog, nem ter nome para dar a sua opinião.Mostre o que você acha, converse com os outros visitantes sobre o que você pensa.Quando você começa a pensar, começa a se libertar.

Meu novo livro.

Meu novo livro.
Meu novo livro.Acompanhe no wattpad!
Quando você começa a pensar por si mesmo, naturalmente irá discordar de alguém.Discordar não é errado; errado é concordar sem pensar.
O pensamento livre é a grande arma contras as verdades absolutas.Seja livre:questione tudo.

domingo, 25 de março de 2012

Os símbolos cristãos nos prédios públicos


Através dos jornais de todo o país, estamos vendo um interessante debate sobre a existência de símbolos cristãos nos tribunais e prédios públicos em geral.Pessoalmente, acho uma discussão sem muita relevância, mas pessoas de outras crenças e sem religião estão se sentindo muito incomodados com isso, dizendo que Estado é laico e que portanto, deveria ser neutro em relação as religiões.

Ai está o primeiro erro:o Brasil NÃO É um Estado laico.Na teoria ele deveria ser, a própria constituição diz isso, mas na prática não é.Até porque, na própria constituição há uma menção ao deus cristão no seu preâmbulo.Uma constituição de um país verdadeiramente laico em nenhum momento faria isso, pois ela deveria ser neutra em relação a religiões.E a constituição e o Estado brasileiro não são neutros;no mínimo, são simpáticos ao cristianismo.

Basta prestarem atenção a diversos detalhes.A evangelização descarada que se faz na moeda do país(“deus seja louvado”), os privilégios que a igreja católica possui nas redes de ensino, nos hospitais, e em termos tributários.E claro, os símbolos católicos nos prédios públicos.Se alguém colocar uma estátua de Iemanjá em um tribunal, será que os cristãos iriam reclamar?Claro que sim.

Se o Estado que ser chamado de laico, então seja laico, não diga que é.Deveriam colocar os símbolos de todas as religiões que existem no Brasil, ou então nenhum símbolo.Ai sim, veríamos neutralidade.Mas quando entramos em um prédio publico, e vemos um símbolo católico ali, parece uma igreja não um lugar laico.

Então para aqueles que estão lutando por um Estado laico, que tenham a consciência de que estão lutando para tornar o Brasil algo que ele nunca foi:neutro em relação a religiões.Porque na prática, o nosso estado sempre foi católico, mas na hipocrisia, ele é laico.

14 comentários:

  1. Discursão sobre religião, nem chego perto. Cada um vai puxar pro seu lado.

    ResponderExcluir
  2. religião não se discute. Na verdade, nada se discute. Todos temos liberdade de expressão!

    ResponderExcluir
  3. liberdade de expressão para esse povo é o mesmo que beijar o capeta

    ResponderExcluir
  4. Cha desacredito em um Estado laico.

    em todos os lugares há gente com simbolos cristãos.


    na camera dos deputados tem gente que canta em volz alta para todos ver

    ResponderExcluir
  5. Na teoria é uma coisa, na prática é outra.

    ResponderExcluir
  6. O estado se diz laico, mas não precisamos nem entrar em prédios públicos pra reparar nos símbolos cristãos. Basta pegar uma cédula que circula na mão de todo e qualquer cidadão pra saber.

    http://www.papel40kg.com/

    ResponderExcluir
  7. O Brasil é uma palhaçada nesse quesito. Igual aquela retardada que entrou na Câmara e pregou... os símbolos são os de menos, o problema é quando nos empurram o que não acreditamos ou dogmas que não acreditamos em nome da crença de cada um. Mas é a nossa cara, tantas coisas nos empurram goela abaixo, catolicismo já faz isso desde que mundo é mundo.






    http://alteregodonuti.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Concordo com o que você diz, apesar de não ter nada contra a religião católica até porque fui batizada lá, sigo a doutrina do "Deus maior que tudo", rasta, hindu, budista.. de tudo um pouco, até porque algumas coisas da doutrina católica não descem muito bem pra mim não. Respeito muito, mais acredito em um só Deus perante todas as religiões e o Brasil, uma vergonha ao se tratar de religião, apoia um não apoia nenhum, fica essa negligencia por parte do Estado. E de laico isso aqui não tem nada!
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Dois pesos e duas medidas. A princípio também acho irrelevante e deixo claro que não tenho religião. Mas é certo que se manifestariam contrariamente alguns muitos por aí se algum símbolo de outra religião estivesse "enfeitando" algum canto institucional. E, então, já não acho tão irrelevante. Viva a liberdade religiosa ou a não-religiosa.
    Gostei de ter dito que o Brasil é, no mínimo, simpático ao catolicismo, e acho que, agora, ao cristianismo em geral. É por aí mesmo.
    Abraço e parabéns pela relevância do texto!

    ResponderExcluir
  10. Chega estas épocas religiosas é o maior problema, tenho tentado ser bastante imparcial e respeitar as crenças das pessoas e seu modo de viver e enxergar as coisas sem corromper as minhas... Porque as opiniões são diversas, e em conflito com as ideias dos outros em debates muitas vezes desnecessários e imbuídos de ódio e preconceito, conseguimos cada vez mais mais divisões de nós mesmos!!!

    http://hommesfrost.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu falo isso faz tempo, mas o pessoal se esconde atrás do argumento de que "é cultural". A umbanda é um expressão cultural tão importante qto o catolicismo no Brasil, e não vemos seus símbolos em nenhum edifício público. Portanto, é sim uma questão cultural, mas q deve ser abordada sobre outro prisma, o do preconceito e do privilégio concedido a certas manifestações religiosas em detrimento de outras.

    ResponderExcluir
  12. Exatamente...apenas somos livres para manifestar a nossa religião ou,pelo menos, deveríamos ser.


    http://escritordebrinquedo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Excellent beat ! I would like to apprentice while you amend your
    web site, how could i subscribe for a blog site? The account aided me a acceptable deal.
    I had been tiny bit acquainted of this your broadcast offered bright clear idea
    Feel free to surf my web-site american online casino

    ResponderExcluir