Segundo a lei, o estado brasileiro é laico.Ou seja, segundo
a teoria.Mas na prática, podemos dizer que ele é semi-laico.Podemos fazer essa
afirmação, observando várias coisas que por exemplo na Europa, são
inadmissíveis.
Nos tribunais do Brasil afora, nós vemos cruzes católicas
penduradas encima de juízes, inclusive no Supremo Tribunal Federal.Na nossa
moeda, vemos na cédula a seguinte frase “Deus seja louvado”, algo que é
estranho, uma moeda de um país “laico” exaltando a divindade de um
religião(erro que também é cometido nos EUA).
Mas isso são apenas detalhes.O pior é ver esse desrespeito
ao estado laico em coisas mais importantes, como a educação.Em muitas escolas, nas
aulas de religião, vemos algo que se parece com uma pregação do cristianismo, ao
invés do simples ensino das histórias das religiões(como é feito em São Paulo, por
exemplo).
Para acabar, vemos um avanço perigoso dos religiosos na
politica, principalmente de pentecostais que, sempre é bom lembrar, colocam o
seu livro sagrado acima da Constituição.A história já mostrou muito bem que,
religiosos cristãos nunca foram muito tolerantes com crenças diferentes da
deles.Religiosos monoteístas enxergam o mundo em preto e branco; existem eles, que
sabem a “verdade”, e existem todos os outros, que são “ignorantes”, ”infiés”, e
“condenados”.
A Europa perdeu vários séculos em termos científicos, sociais
e políticos graças ao reinado de ignorância da Igreja Católica.Não por acaso, o
cristianismo está caindo muito no velho continente, talvez por trauma do
passado.Aqui nas Américas ainda há essa estreita relação de religião e Estado.
Que nós possamos ter a clareza de perceber que lugar de
religião é na igreja e na vida pessoal dos indivíduos.Não vamos cometer os
mesmos erros dos europeus e deixar nosso país no escuro da ignorância e
intolerância.
Nao era imformado sobre o assunto
ResponderExcluirAssunto complexo, eu mesma não vejo sentido na criação das religiões como que cada pessoa tem sua fé cada qual tbm deveria ter seu Deus sendo que ele é um só, por tanto vamos simbolizá-lo no real, na justiça menos no caráter de muitos que se dizem religiosos por ai.
ResponderExcluirPassa lá tbm...
http://estigmaangel.blogspot.com/
Bjos ;)
A verdadeira religião não se mete em política. Quando Jesus esteve na terra ele disse: Não fazeis parte do mundo assim como eu não fiz.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirQualquer nação que adota o calendário cristão para regulamentar seu cotidiano, mesmo que se assuma laica, já está condenada ao sistema religioso. Considerar o tempo como antes e depois de Cristo é o quê? Não é mesmo? Boas considerações! Abraços...
ResponderExcluirConcordo plenamente contigo, George! Estado laico? Até parece...faz-me rir, faz-me rir.
ResponderExcluirÉ aquele esquema: "se o Estado é laico, por que Corpus Christi é feriado?"
Num português bem claro, se não separarmos religião dos "negócios" do Estado, a razão vai para o ralo. O Estado deve ser gerido pelo governo, em prol de todos os cidadãos brasileiros, SEM EXCEÇÃO.
O Governo Dilma Rousseff tem se mostrado muito refém dos grupos religiosos, haja vista o novo Ministro da Pesca, Marcelo Crivella, representante da Igreja Universal do Reino de Deus. Poxa! Isso é ridículo. O cara não sabe nem colocar a isca no anzol, como ele bem disse, e está lá, na Esplanada dos Ministérios. Ou seja, a religião no meio da política; grupos religiosos sendo representados, para que o GOVERNO flua. Mas não é o governo que tem de fluir, mas o ESTADO.
Lastimável!
Basta o povão acordar e gritar! Sem AÇÃO, engulamos o que os politicozinhos nos enfia goela abaixo.
Aguardo o seu grito lá no meu blog, hein!?
Forte abraço,
Fernando Piovezam
http://seuanonimo.blogspot.com
George, gostaria de colocá-lo como blog aliado. Posso?
ResponderExcluirUm abraço,
Fernando Piovezam
http://seuanonimo.blogspot.com
O que acontece na verdade é a intolerância religiosa e falta de respeito por todos os lados.
ResponderExcluirConcordo que um país do tamanho do Brasil e com a variedade de culturas que tem, deve manter separado as coisas, mas o fato de todo fórum ter um "Cristo na cruz" em várias partes de um fórum (principalmente sobre juízes e na entrada) simboliza que a lei dos homens é falha, muitas vezes inútil, e este é o maior exemplo (e o caso mais famoso), onde uma pessoa foi injustamente condenada a morte, e crucificada, ou seja, não importa se você acredita em Jesus ou não, mas a idéia que eles querem passar é que a lei nunca é perfeita, mas eles reconhecem quando há erros (por mais que isso seja quase dois mil anos depois) e o fato de QUASE TODAS as cédulas transcreverem a mensagem: "Deus seja louvado" é simples, a moeda nacional, mostra, transmite a identidade de seu povo, enquanto a maior parte do povo Brasileiro for cristão, haverá esta frase em algumas cédulas. Não estou dizendo se está certo ou errado a imagem de cristo no fórum ou a mensagem na cédula, não estou defendendo nenhuma das partes, prefiro guardar minha opinião, só estou explicando o porque isso acontece, algo que nem todos sabem. =D
ResponderExcluirEm uma democracia Marcia,o direito as minorias tambem deve ser preservado.E se a lei dos homens é falha Marcia,somente os cristãos acreditam que a lei do seu deus não é.
ResponderExcluirkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ExcluirCaro George..... o nome diz tudo... DEMOCRACIA, manda quem está no poder, pelo visto não sou eu quem está lá, então nao é pra min que voce tem que dizer isso! eu apenas expliquei o que alguem de lá criou!
Eu não citei a lei de nenhum deus em momento algum, mas se você prefere citar ela, e tentar "derrubar" o que os cristãos seguem ou acreditam ao tentar defender sua própria teoria, só mostra que você é mais um de tantos brasileiros que não confiam em sua própria lei, a lei dos homens, mas fique a vontade, não sou eu quem vai rebater seus comentários a partir daqui, ou tentar mudar seu pensamento! Já vou tarde!
"Caro George..... o nome diz tudo... DEMOCRACIA, manda quem está no poder, pelo visto não sou eu quem está lá"
ExcluirEm qualquer sistema politico Marcia,manda quem está no poder;a diferença é que em uma democracia o povo escolhe quem vai estar lá.
"Eu não citei a lei de nenhum deus em momento algum, mas se você prefere citar ela, e tentar "derrubar" o que os cristãos seguem ou acreditam ao tentar defender sua própria teoria, só mostra que você é mais um de tantos brasileiros que não confiam em sua própria lei, a lei dos homens"
Não há porque perder meu tempo tentando convencer religiosos que sua crença está errada,pois eles colocam sua fé acima de tudo.Então se eles acreditam que algo está certo,então para eles aquilo está certo e ponto final.Toda e qualquer coisa que vá contra as suas crenças é taxado de "errado" ou "falso".Prefiro a lei do ser humano,que claro possui suas falhas,mas pode ser constantemente adaptada as necessidades de uma sociedade e vive evoluindo.Diferente da lei de divindades,que é pretrificada e atende somente as vontades egocentricas e ditadoras dos deuses.
"mas fique a vontade, não sou eu quem vai rebater seus comentários a partir daqui, ou tentar mudar seu pensamento! Já vou tarde!"
Que nada,fique um pouco mais...
sinceramente gostei muito do seu blog, é difícil ver blogs nessa linha! o Estado laico é uma das grandes baboseiras que nós escutamos por aí! se der dá uma passada lá no meu http://aomenosoalivio.wordpress.com/
ResponderExcluirA Juventude tem que ser muito bem imformada para aproveitar bem a vida,conhecer Jesus e preservar sua vida.Ser Jovem é muito bom e ter Liberdade com Responssabilidade. visite meu Blog odeuseusou.blogspot.com Faço Palestras para Jovens sobre Drogas (11)3869-0056 / 6394-9901 valeu
ResponderExcluirJuventude Informosa.
ResponderExcluirÓtimo ponto de vista.
ResponderExcluirEssa alienação feita sobre o cristianismo é clara e deixamos passar simplesmente em branco.
Não parte da questão "eu acredito ou não", parte de sermos imparcial. Ainda mais se tratando de um país.
É um assunto bem delicado, mas lá vai minha opinião bem resumida.
ResponderExcluirNão tenho nada contra pessoas religiosas, ou suas religiões de fato, só não suporto o fato de usarem isso como pretexto para suas hipocrisias. Não dá pra usar o nome de um Deus pra pré-julgar os atos ou as condições dos outros.
É fácil se esconder atrás de uma Igreja.
Belo blog.
Dá uma seguida de volta e comenta?
www.luliskd.blogspot.com
valeu
O errado é a utilização da religião em coisas que não tem nada a ver.
ResponderExcluirvocê tem razão.
ResponderExcluirAcho muito interessante este blog, pois são pessoas assim (com mente revolucionária) que mudam o mundo! Mesmo que você não perceba, mesmo que seja através de simples detalhes, vc muda! Abraços e parabéns pelo blog.
ResponderExcluirSenhor dos Ventos