Aqui o que importa é a opinião das pessoas.Por isso, você não precisa se cadastrar, nem ter blog, nem ter nome para dar a sua opinião.Mostre o que você acha, converse com os outros visitantes sobre o que você pensa.Quando você começa a pensar, começa a se libertar.

Meu novo livro.

Meu novo livro.
Meu novo livro.Acompanhe no wattpad!
Quando você começa a pensar por si mesmo, naturalmente irá discordar de alguém.Discordar não é errado; errado é concordar sem pensar.
O pensamento livre é a grande arma contras as verdades absolutas.Seja livre:questione tudo.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Presidiários: nós ligamos para eles?


O massacre que ocorreu em Manaus chamou a atenção do país inteiro para o problema do sistema penitenciário.Sabemos que as prisões estão superlotadas.Sabemos que os presos sofrem maus tratos e com a péssima infraestrutura das cadeias.A pergunta é: a sociedade se importa?Ou apenas finge se importar?

A maioria das pessoas acha que uma vez na cadeia, você sempre será um fora da lei.Bom, isso depende do sistema carcerário em que você entra.Se você é preso, porém é preparado para voltar a sociedade e ter uma segunda chance, há uma boa possibilidade de você se tornar um cidadão honesto depois de ter pago sua sentença.

Agora, se você é preso, e é mandado para uma espécie de inferno na Terra, com comida ruim, pouco ou nenhum espaço, tratado como um bicho, suas chances de sair e se tornar um cidadão honesto caem drasticamente.Sem contar com a morosidade da justiça, que demora anos para resolver alguns casos.

O fato é que prendemos por causas pequenas e grandes.Isso não deveria acontecer.O cara que roubou sua televisão deve ser punido, claro.Mas será que ele precisa ficar anos na cadeia, como aquele outro que roubou um banco, ou que estuprou?Penas alternativas são uma maneira inteligente de diminuir a nossa população carcerária.E poderíamos discutir outras coisas, como por exemplo a lei sobre drogas, mas entraríamos em outro assunto.

O fato é que prendemos mal.Além é claro, da falta de investimento em infraestrutura.A sociedade em geral, simplesmente não liga para os presidiários; os cidadãos enxergam os presos como bichos, que devem sofrer.Nada de ser bonzinho ou dar dignidade.Que sofram.

Não ligamos para os presos, essa é a verdade.Nem a sociedade, nem os políticos, com algumas exceções.Depois que todos esquecerem essa tragédia, tudo voltará a ser como sempre foi.

Pessoas que cometeram erros, continuarão a ser enviadas para escolas de crime terríveis ao invés de lugares que podem ajuda-los a voltar a sociedade.E nunca ligaremos, afinal de contas nós, "pessoas de bem" não iremos para lá.

Que sofram.E viva a bela sociedade cristã.

2 comentários:

  1. Prisão é privação da liberdade. Liberdade é o bem mais precioso do ser humano. Por isso a prisão é a melhor punição para quem comete crimes contra a sociedade em que vive. Crimes não deve ser chamados de erros! Crime é crime! Dizer que alguém deve ter uma pena alternativa só por que roubou uma televisão e chamar isso de erro, foi o que nos levou a essa calamidade pública que chama-se Justiça+segurança pública+sistema prisional!A prisão portanto é um castigo! E mais do que isso, a prisão é acompanhada de algo que criminosos não conhecem e muito provavelmente facilitaram e estimularam-no a praticar o crime - A disciplina! Nas prisões a disciplina deve ser rígida em todos os quadrantes! O presidiário deve cumprir a sua sentença, obedecendo horários para acordar, fazer refeições, banho diário, arrumar sua própria cama, e recolher-se ao sono diário. Deve ainda sempre dirigir-se respeitosamente com urbanidade aos seus custodiadores na forma de Agentes Prisionais, colegas de infortúnio além de prezar pelo asseio pessoal e sempre cultivar comportamento pacifico.Em caso de recusa o apenado deve ser submetido ao regime de isolamento compulsório por um período sem visitas, sem banho-de-sol em cela reforçada até que sua rebeldia seja considerada quebrada e não influencia os demais. Terá sempre como regalias por bom comportamento, acesso a leitura de livros e revistas fornecidos pelo estabelecimento, visitas de familiares preferencialmente a cada 30 dias, e somente relacionamento íntimos ocasionais com companheiras que possam provar um relacionamento estável ou casamento. Receberá do estado seu custodiador mater, um espaço decente para permanecer encarcerado, equipado com pia de água,espaço para objetos de asseio pessoal, assento sanitário e roupas adequadas para o confinamento. Além disso receberá assistência jurídica, de saúde, e acompanhamento terapêutico para doenças pré-existentes ou constatadas. E ainda pelo menos três refeições decentes elaboradas por nutricionistas (Já é lei as refeições serem supervisionadas por nutricionistas e já acontece na maioria dos presídios atualmente) Aliada a disciplina da vida encarcerada, e aprendendo a respeitar seus interlocutores isso levará o encarcerado a uma profunda reflexão dos erros que cometeu levando-o ao status de criminoso condenado, o distanciamento da presença de familiares condicionado a cada 30 dias, contribuirá para que o encarcerado valorize a família e perceba que seus atos criminosos quando são punidos,também indiretamente estende-se aos seus familiares. Tudo isto se for conscientizado pelo apenado de forma produtiva interiormente poderá na maioria dos casos, contribuir para que o ex-presidiário nunca mais volte a cometer crimes.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir