Aqui o que importa é a opinião das pessoas.Por isso, você não precisa se cadastrar, nem ter blog, nem ter nome para dar a sua opinião.Mostre o que você acha, converse com os outros visitantes sobre o que você pensa.Quando você começa a pensar, começa a se libertar.

Meu novo livro.

Meu novo livro.
Meu novo livro.Acompanhe no wattpad!
Quando você começa a pensar por si mesmo, naturalmente irá discordar de alguém.Discordar não é errado; errado é concordar sem pensar.
O pensamento livre é a grande arma contras as verdades absolutas.Seja livre:questione tudo.

sábado, 21 de maio de 2011

A decadência do cristianismo - parte I

"Amai o próximo como a ti mesmo", "Não julgueis para não serdes julgados", "Se alguem bater em um lado da tua face, vire o outro lado"e por aí vai.Pensamentos bonitos e profundos, que até eu mesmo - um não religioso - consigo admirar.Mas...como já dizia o também notável Gandhi "O cristianismo é muito bonito; é uma pena que não é colocado em prática".

O que aconteceu com essa religião tão notável na história ocidental?Como ela pôde mudar tanto nesses dois milênios de vida?É normal, diga-se de passagem, que os credos das religiões mudem um pouco de acordo com o tempo.Isso podemos entender.Mas o que ocorreu com o cristianismo é algo notável.Mas não uma notabilidade positiva; do contrário, bem negativa.Aliás, muito negativa.

Lendo textos sobre essa religião, parece haver uma espécie de consenso entre os autores que, desde que o Imperador Constantino oficializou o cristianismo, a religião começou a perder um pouco de sua "essencia".E é bem simples de se entender isso.Antes de se tornar uma religião oficial, o cristianismo era perseguido e muitos fiéis foram mortos.Mas a fé deles estava intacta.Naquela época, fazia sentido não revidar agressões, assim como Jesus ensinou, por que o resultado poderia ser a morte.Fazia sentido ser humilde, até porque a Igreja não podia ter territórios.Mas depois que a religião foi "legalizada" , tudo mudou.

A partir daquele momento, o cristianismo começava a se tornar uma das maiores dores de cabeça do ocidente.Guerras religiosas, Inquisição, mulheres queimadas em fogueiras, torturas para tirar o "demônio" do corpo, indulgências(o fiel dava dinheiro a igreja para ser perdoado; aliás, foi com esse dinheiro que o Vaticano terminou de ser construído, sabia?), abuso de crianças, corrupção, venda de cargos(houve um papa que VENDEU o cargo...), perseguições de cientistas, católicos perseguindo judeus, católicos perseguindo protestantes, protestantes perseguindos católicos, protestantes perseguindo judeus, enfim...você entendeu.

Mas porque chegou a esse ponto?Como uma mensagem tão bonita se transformou em uma desculpa para ganhar poder?Como instituições se tornaram poderosas graças a ignorância alheia?Pelo menos, uma coisa podemos dizer claramente:o cristianismo de hoje é muito diferente daquele que Jesus pregou.

36 comentários:

  1. estarei sempre por aki, seu blog é muito massa!

    ResponderExcluir
  2. Rapaz é lindo sua preocupação para com uma religião que você nem segue. Mas a verdade é que muitas pessoas influenciadas pelo dinheiro e poder usaram e abusaram de suas posições para fazer tudo o que não presta. E é aí que vemos como o ser humano é frágil, pecador e sofredor e merece passar por tudo o que passa. Agora não sou eu (e nem você) que vai dizer que nenhum deles presta pois aqui não há nenhum que seja 100% santo. É como se fosse o sujo falando do mal lavado! Mas eu sei(e até conheço) que tem pessoas que através de alguma religião cristã melhoraram como ser humano e podem até não seguir a linha os ensinamentos de Cristo mas que tentam sempre ser melhor como pessoa!

    ResponderExcluir
  3. Ah! Espero que não me critique por demosntrar minha opnião sincera! Agora eu não entendo seu problema pois se você é anti-religioso porque ataca somente, ou melhor dizendo, os católicos pois você deveria colocar fotos no começo de outras barbaridades cometidas por outras religiões. Eu também queria saber se é ateu ou não, se já foi católico ou protestante ou esperíta ou qualquer coisa por ter essa cisma com religião. Se é de algum partido ou não. Em que realmente acredita. Só lhe conhecendo melhor vou saber como conversar com você pois para mim você é uma pessoa que só ataca e critica de longe mas que não se revela e nem defende uma idéia real, defende apenas o fato de da pessoa já ter uma idéia. A idéia eu tenho mas coloco em formas de grupos e ideologias, ou seja eu entro de cabeça sem medo de críticas. E você!?
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. É como diria Gandhi "Não conheço ninguém que tenha feito mais para a humanidade do que Jesus. De fato, não há nada de errado no cristianismo. O problema são vocês, cristãos. Vocês nem começaram a viver segundo os seus próprios ensinos.”
    Belo texto, bela reflexão e belo blog. É bom ver que ainda existem jovens com essa mentalidade!
    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  5. Uma serie de fatores contruibuem para as pessoas cada vez mais se afastarem de Deus,a começar pela midia em geral ,tv que faz apologia a uma série de barbaridades ,temos que encarar com naturalidade algumas aberraçoes.
    O Vaticano tem poder e quem tem o poder pode manipular tudo ,informaçoes ,noticias várias coisas que nem chega aos nossos ouvidos

    http://uaimeu10.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. o cristianismo tem sempre uma polêmica, mas é dificil se manter conservador nos dias de hoje

    ResponderExcluir
  7. Ótima terça-feira para vc!!!
    ♥ღ Mulheres Que Amam Errado ♥ღ
    http://mulheresqueamamerrado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. òtima terça-feira para vc!!!

    http://vegans-vegetarianos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. òtima terça-feira para vc!!!


    www.slayerbrasil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Com certeza a discrepância entre o contexto ensinado por Cristo e o aplicado é evidente...
    A humanidade transmutou.

    ;D

    ResponderExcluir
  11. muito bom...

    http://thyallencep18.blogspot.com/

    Segue que sigo de volta!

    ResponderExcluir
  12. Sobre o KIT do MEC tem um post em meu blog que explica bem o porquê disso tudo: quiproquoo.blogspot.com/2011/05/operacao-cavalo-de-troia.html

    ResponderExcluir
  13. Sobre o KIT do MEC tem um post em meu blog que explica bem o porquê disso tudo: quiproquoo.blogspot.com/2011/05/operacao-cavalo-de-troia.html

    ResponderExcluir
  14. Sobre o KIT do MEC tem um post em meu blog que explica bem o porquê disso tudo: quiproquoo.blogspot.com/2011/05/operacao-cavalo-de-troia.html

    ResponderExcluir
  15. ...estou te seguindo.

    quiproquoo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. não desanime nunca, seu blog é Fera!

    http://infosdahora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Oi, seu blog está ficando cada dia mais legal!
    voltarei sempre!

    ResponderExcluir
  18. Oi, seu blog está ficando cada dia mais legal!
    voltarei sempre!

    ResponderExcluir
  19. Falar sobre religião é sempre complicado, mas como em todos os textos que leio por aqui; você não tem dificuldade alguma para debater tais temas. Parabéns por manter a juventude sempre informada ;D

    ResponderExcluir
  20. Olá,
    nada sobre religião me agrada de qualquer forma. Não penso que seja complicado falar no assunto, mas deixo minhas opiniões de lado nesse sentido. Pois odeio tudo isso e falar mais do que isso, me incomoda um pouco.

    Atenciosamente, SRed!

    ResponderExcluir
  21. Obg pelo coment, me ajudou muito, ja editei espero que tenha ficado melhor... To seguindo aqui ^^

    ResponderExcluir
  22. Oi, seu blog está ficando cada dia mais legal!
    voltarei sempre!

    ResponderExcluir
  23. Gostei muito do seu blog!
    ótimo final de semana!

    http://vegans-vegetarianos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. Gostei muito do seu blog!
    ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  25. É um assunto bastante polêmico e depende do ponto de vista do observador...

    Muito bom texto.

    Beijos, Misunderstood

    ResponderExcluir
  26. o que aconteceu é que o homem com a sua natureza má não seguiu os ensinamentos de Jesus e não é só no cristianismo é em quase todas as religiões!
    Gostei do seu blog!
    Visita o meu pra conhecer!

    ResponderExcluir
  27. Gostei muito do seu blog!
    ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  28. curti muito essa postagem em especial abraços
    Vicent Valmont

    ResponderExcluir
  29. Já andei comentando por aqui.. Mas, adorei a sequência de posts sobre op tema!

    ;D

    ResponderExcluir
  30. Acredito que tenho a resposta! Meditando na vida e no chamado do profeta Malaquias (ultimo livro da bíblia), vemos um cenário idêntico aos dias de hoje (em relação aos que dizem servir a Deus). Malaquias foi o último profeta e sua missão foi de alertar aos líderes (sacerdotes da época) das palhaçadas que estavam fazendo com Deus. Depois disto cerca de 400 anos se passaram ..... até que então veio Jesus! Leiam Malaquias e reflitam nos dias de hoje.. e encontrarão as respostas do porque o Cristianismo esta em decadência!

    ResponderExcluir
  31. Exatamente, meu amigo! Hoje em dia, o cristianismo encontra-se em profunda decadência. E eu sinto muito por isso, pois, embora não simpatize com os cristãos, eu simpatizo fortemente com o cristianismo e todo o seu simbolismo.

    Ah, antes que eu me esqueça, se for conveniente pra você, peço que também dê uma lida no meu blog, pois se parece muito com o seu. Só estou divulgando aqui por essa semelhança, e não por que eu gosto de fazer spam.
    O blog chama-se Sociedade dos Jovens Pensadores e, quem sabe, futuramente, nós possamos fazer uma parceria ou algo do tipo. Acho que vou colocar o seu blog no meu banner, pois eu gostei muito de tudo o que é postado por aqui...

    Eis o endereço do meu:
    www.sociedadejf.blogspot.com.br

    Um grande abraço!!

    ResponderExcluir
  32. Gostei da parte da essência, tenho a opnião que tudo que o homem mete a mão estraga, e foi isso que aconteceu, quando o homem passou a ser o centro de tudo, as coisas mudaram.

    ResponderExcluir