Aqui o que importa é a opinião das pessoas.Por isso, você não precisa se cadastrar, nem ter blog, nem ter nome para dar a sua opinião.Mostre o que você acha, converse com os outros visitantes sobre o que você pensa.Quando você começa a pensar, começa a se libertar.

Meu novo livro.

Meu novo livro.
Meu novo livro.Acompanhe no wattpad!
Quando você começa a pensar por si mesmo, naturalmente irá discordar de alguém.Discordar não é errado; errado é concordar sem pensar.
O pensamento livre é a grande arma contras as verdades absolutas.Seja livre:questione tudo.

sábado, 12 de março de 2011

O preconceito na sociedade moderna.

Você é preconceituoso(a)?Se você é branco, tem problemas com negros?Se você é negro, tem problemas com brancos?Se você é heterossexual, você tem problemas com homossexuais?Se você é religioso, você respeita outras religiões e ateus?Essas perguntas são bastante "espinhosas".Mas com certeza, a grande maioria esmagadora das pessoas irá dar uma resposta não-preconceituosa.Essa é a versão oficial delas.Mas porque será que existe tanto preconceito nas sociedades modernas, se os indivíduos dizem abertamente que não possuem preconceitos?É o que chamamos de Preconceito Velado.

Este termo diz respeito a aquelas pessoas que são preconceituosas, mas não admitem isso publicamente;até porque atualmente isso é crime.E aí está o grande detalhe.Não é porque o preconceito é um crime na maioria das sociedades democráticas, que ele de fato, deixou de existir.Na verdade, ele existe tanto quanto antigamente;só que agora ele está disfarçado.E quando as pessoas estão a "flor da pele", elas mostram a sua verdadeira opinião.Recentemente, houve vários casos de pessoas famosas que deram declarações anti-semitas.Mel Gibson e Charlie Sheen, por exemplo.

Mas na maioria das vezes, o preconceito está disfarçado.Por exemplo, antigamente quando um negro, uma mulher, um deficiente ou um homossexual iam buscar emprego, eles escutavam abertamente das empresas que não podiam ser empregados simplesmente pelo fato de serem o que são.Hoje é diferente.Quando essas pessoas recebem uma resposta negativa, geralmente ela é assim: "Infelizmente, você não se encaixa no perfil que a empresa está procurando".E muitas vezes, essas pessoas pensam que o problema é o seu currículo.Não meus amigos;o preconceito está longe de acabar.Na verdade, penso que ele nunca irá acabar.
Penso da seguinte maneira:As palavras de um indivíduo precisam ser assinadas por suas atitudes.

Como um contrato.Os contratos não valem nada se não forem assinados.Da mesma forma, são as palavras das pessoas, dos governos e das empresas.TODOS dizem que não são preconceituosos.Mas suas atitudes mostram o contrário.As mulheres ganham menos que os homens, mesmo tendo o mesmo cargo;nas diretorias das grandes empresas, praticamente não existem negros e mulheres.Os religiosos nunca respeitam outros religiosos, e muito menos ateus;nas instituições militares, gays são vitimas de preconceito, e as mulheres não podem chegar a cargos mais altos;nos comerciais, na grande maioria das vezes, as modelos são brancas assim como os homens.No mundo da moda, se você é obeso, negro, não tem cabelo liso, você é discriminado abertamente.

E eu poderia citar vários e vários casos aqui.O que eu quero que entendam é que, o fato de uma pessoa, um governo ou uma empresa  falar que não é preconceituosa não significa nada até o momento que mostrar isso através de suas atitudes.E baseando-se nas atitudes das pessoas, percebemos claramente que vivemos em uma sociedade extremamente preconceituosa.

Em uma sociedade ignorante.Porque a palavra "preconceito" deve ser lida assim "pré-conceito";ou seja, os preconceituosos dizem sua opinião a respeito de uma determinada coisa antes mesmo de conhece-la.Ora, como você vai falar de algo que não conhece e não entende?Você mostra que é uma pessoa ignorante quando é preconceituosa.Você fala do que não sabe.É bem verdade que a sociedade atual está tendo certos avanços, mas ainda há muito a se fazer.Até lá, prestem atenção nas palavras das pessoas e principalmente, nas suas atitudes.

40 comentários:

  1. Hipocrisia. Qual ser humano não o é? O fato em questão na sociedade é que, simplesmente, a lei está funcionando. O ideal é impedir que o receptor ouça ou lhe seja claro o preconceito em sua relação (raça, crença etc.), direta ou indireta. E não exatamente retirar o preconceito da pessoa, que é algo que chega a ser enraizado na origem humana.

    No entanto, não há no que se alongar a cerca do assunto. O cerne da questão é a hipocrisia, que é algo demasiadamente perigoso seja em qualquer comportamento da sociedade. E querendo ou não, estamos indefesos contra isso, pois ainda não criaram um detector de hipocrisia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivemos em uma sociedade fria, sem carater...Qeu liga por aparencias e nao pelo o que a pessoa tem de melhor para nos proporcionar!!! Se perante a lei somos iguais o por que da discriminaçao, nao devemos olhar pala aparencia e sim pelo o que a pessoa tem dentro de sim.... JESUS nos mostrou na cruz que ninguem é melhor que ninguem... nao fique se achando superior as outras pessoas pois ningem é.... eu concordo com voce Fabricio .. fica a dica!!! diga nao ao preconceito!! fernanda martins!!!

      Excluir
    2. Eu tambem concordo com voce fernanda.


      Excluir

  2. nesse mundo cada um acha que seu umbigo é mais bonito que o do outro e o que a outra pessoa tem na barriga é apenas um furo
    aí fica complicado!

    ResponderExcluir
  3. Isso é muito verídico!

    quando voce diz que o preconceito está disfarçado , é verdade.
    Algumas pessoas, algumas!!Só nao expressam o preconceito abertamente
    por ser crime!
    Se nao fosse estariamos vendo realmente quem é quem , e apesar de não ser nada agradavel ter preconceito ou sofrer com ele , as pessoas seriam menos hipócritas e falsas!
    Preconceito n eh bom pra quem sofre com ele , muito menos para quem o tem!

    Adorei o blog!
    http://cris2selene.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá nós do blog Madness agradecemos sua visita, já estamos te seguindo.
    Gostaria de parceria por banner?Se quiser a parceria entre em contato pelo blog mesmo ou pelo email: blogmadness@yahoo.com.br

    Com certeza existe o preconceito ''velado'', as pessoas dizem que não tem preconceitos, mas vai ver quando estão sozinhas em seu grupo se não falam mal? Logico que isso não é pra todos, mas algumas pessoas falam que não tem preconceitos na frentes de outras pessoas pra não tem que ''sujar'' sua imagem e assim sair ''ganhando'' na sociedade.

    MADNESS - O BLOG DA LOUCURA!

    TWITTER DO BLOG MADNESS

    ResponderExcluir
  5. aproveitem e agora com participação de familia e amigo, remodelado,
    sigam ^^
    http://gabrielluniaodastribos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Quem não sente preconceito? Quem não subestima alguém por um conceito previamente formado?
    Acho o preconceito a coisa mais natural do mundo. Todo mundo pensa algo prévio de alguém - o que não deixa de ser preconceito.
    Agora DISCRIMINAÇÃO é algo desumano. Você deixar de fazer algo (falar, tentar amizade, arrumar emprego) pra alguém por seu pensamento prévio, aí sim... Condeno até a morte!

    ResponderExcluir
  7. Meu amigo, esse seu post parece q completa até o ultimo q fiz no www.blog-do-pena.blogspot.com q ver é só conferir lá.
    E preconceito é a coisa mais besta do mundo mesmo, imaginem só julgar alguém só por causa da cor de sua pele, do seu cabelo ou da região onde mora, é a coisa mais sem noção q a pessoa pode ter e ainda se chamar um ser racional.
    Preconceito to fora!!!!!!
    Parabéns pelo post

    ResponderExcluir
  8. É muito triste dizer que em uma sociedade bem informada como anossa, a inda hajam situações de total falta de consciência!!

    ResponderExcluir
  9. Olá, agradecemos a parceria seu banner já está disponivel em nosso blog

    ResponderExcluir
  10. Eu axoo q Infelizmente o preconceito nunca vai ser banido do Planeta!
    Ótimo texto!
    Parabéns!
    :D

    ResponderExcluir
  11. Preconceito sempre vai existir, mesmo não sendo manifestado, expressado de forma clara sempre vai haver alguém que vai olhar estranho pra outra pessoa pq ela é diferente...
    http://www.claudiaalvesinteriores.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. O preconceito só existe dentro da cabeça dos vitimistas.

    É chamado vitimismo você atribuir a preconceito qualquer fato que contrarie a cabeça do vitimista.

    Este texto esta impregnado por idéias esquerdistas rasas.

    Por exemplo este trecho

    "As mulheres ganham menos que os homens,mesmo tendo o mesmo cargo;nas diretorias das grandes empresas,praticamente não existem negros e mulheres."

    Primeiro, quero que você comprove com algum fato que as mulheres ganham menos que os homens em algum cargo igual. Você já viu isso? Alias alguem ja viu isso? Todo mundo escuta falar isso na midia mentirosa mas ninguém nunca vivenciou isso.

    Na minha empresa (e na empresa em que todos trablham) as pessoas ganham de acordo com sua função, independente de genero. Essa fala de que mulheres ganham menos é uma mentira sem pé nem cabeça, e quero provas sobre isso.

    O diretor da minha empresa é negro eae como fica sua teoria?

    O presidente da nação mais poderosa do mundo é negro, eai?

    A presidenta do Brasil é uma mulher, eai?

    O preconceito só existe na cabeça dos vitimistas, as pessoas que não conseguem empregos de acordo com suas HABILIDADES, jogam a culpa no preconceito.

    Mas o que vocês querem, que um empregador de um emprego para uma mulher ou um negro, mesmo que eles tenham um curriculo pior que de um "branco"?

    ResponderExcluir
  13. Creio q todos nós somos preconceituosos e recebemos preconceitos de outros em menor ou maior grau dependendo do assunto.

    Eles estão presentes no nosso cotidiano e se manifestam das mais diferentes maneiras: seja por causa da raça, da condição sócio-econômica, da religião, questões culturais, aparência física, sexualidade, por ter um gosto diferente ou por quaisquer outros motivos.

    Não somos perfeitos, isso não compete a nós. Somente com um maior entendimento de nós mesmos, podemos perceber que muitos dos preconceitos q sofremos estão em nós mesmos e dessa forma podemos lidar melhor com isso.

    passa no meu blog tbein:
    http://juliana-s18.blogspot.com/
    *-*

    ResponderExcluir
  14. Essas são as verdades absolutas as quais nós, humanos, criamos para nos sentirmos superiores aos outros. E tais pré conceitos fazem parte de uma busca pela diferenciação. No entanto, os homens ainda não entenderam que essas teorias são falhas, uma vez que só afastam as pessoas umas das outras... E assim surgem as guerras. Declaradas ou não. Com armamento bélico ou abismo social.
    Assim caminha a humanidade... "com passos de formiga e sem vontade".

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Preconceito é a maior furada que pode existir!!

    ResponderExcluir
  17. Tenha um bom dia, seu blog é demais!

    ResponderExcluir
  18. Sou ateu, e é tão gostoso ser, não precisar de nenhuma aberração sobrenatural, mas eu sou desprovido de preconceito, imagina só um Negro, Ateu e Pobre se eu fosse preconceituoso tava fudido, até os imbecis dos evangelicos eu ainda respeito, eu disse ainda, acho que isso é preconceito, será?, esquecamos a vida não precisa destas reflexões.
    Um abraço.
    Não to conseguindo postar em blog nenhum com minha conta do google, ele so aceita ANÔNIMO. por isso meu endereco aqui abaixo.

    http://paulosergioembuscadotempoperdido.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. O meu nome e TITO - osmartito@hotmail.com

    Vamos perguntar ao grande liquidificador brasileiro porque ele misturou tantas raças. E, por falar em mistura de raças, vamos perguntar também porque somos tão parecidos com os pit-bulls que atacam para matar.
    Quanto aos Gays ou bichonas, nada contra. Muito pelo contrário! Adoro ver um homem aviadado porque somente assim tenho certeza que é um concorrente a menos na hora de disputar uma fêmea. Sou partidario do adágio que diz: " Se Deus inventou um ser melhor do que a mulher, com certeza, ficou somente para ele"
    Quanto as lésbicas revelo: Gosto tanto de mulher que se eu nacesse uma, com certeza, eu também seria lésbica.
    Quanto aos religiosos, tenho certeza que RELIGIÃO É ATRASO DE VIDA E JESUS CRISTO É UMA GRANDE PIADA, pois este nunca existiu.Ele era judeu. Ora, se nem os judeus acreditam na sua existencia eu é que vou acreditar?
    Quando não entendemos a origem das coisas, apelamos para DEUS que, diante de tantos mistérios até hoje não decifrados, sem dúvidas para mim, é fruto da imaginação humana.
    É muito bom enxergar com olhos de Ateu!

    ResponderExcluir
  20. preconceito é coisa de gente pequena, sem carater
    e que nao tem amor nem se proprio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. discordo... o preconceito é algo q ja nasce com o ser humano! do contrário, sou um robô controlado pelo q os outros pensam!

      Excluir
  21. Sem preconceito nada existiria, se não fosse a desigualdade e as diferenças nada faria sentido, seriamos todos iguais, e isso não existe, basta pensar,é simples é lógico,

    ResponderExcluir
  22. Uma coisa é vc ser naturalmente diferente dos outros,"Anonimo";outro coisa é vc não aceitar as diferenças pacificamente,querendo impor sua visão de mundo aos outros.Isso é preconceito.

    ResponderExcluir
  23. Oi, realmente é por aí...o problema é que muitas pessoas já estão tão acostumadas a discriminar que sequer percebem que estão fazendo isso....passei por aqui porque já havia comentado na postagem indicada e dos temas colocados à disposição de seus leitores esse chamou mais a minha atenção....bom final de semana! abçs

    ResponderExcluir
  24. Não me concidero preconceituoso, mas sim critico. Só que ao ser critico sou preconceituoso. este é um dilema de todos nós pois defendemos sempre as nossas teorias e as nossas convicções, o que nos faz estar contra algo ou contra alguem. é inevitavel. o concelho que posso deixar é que o planeta é bem grande e há espaço para todos. Basta que cada um de nós se saiba por no seu lugar.

    ResponderExcluir
  25. e aceito todos, até religião, mesmo sendo Ateu.

    ResponderExcluir
  26. para quem não percebeu, ser contra o preconceito é ser preconceituoso!!! porque o verdadeiro mal não é o preconceito mas sim o extremismo... e esse sim, deviamos todos combater.

    ResponderExcluir
  27. mas qual a difernça do preconceito nos dias de hoje com os de antigamente

    ResponderExcluir
  28. Achei o conteúdo interessante, poém, a maioria desses textos acaba sempre criando um "vilão" e com isso, gera mais preconceito. Eu sou branco, homem e heterossexual, e nem por isso eu deixo de sofrer preconceito também. Já perdi vaga de emprego onde eu trabalhava porque a empresa dava prioridade para as mulheres, custo a ser levado a sério por ser como sou( a maioria das pessoas quer que você pose de sofredor para te dar crédito) e fiquei os 4 anos de faculdade sendo chamado de burguês por gente que não me conhecia, apenas por não pertencer ao estereótipo "moreninho", por ser homem, ou simplesmente, por não fazer parte de nenhum desses grupinhos. Pode parecer até contradição isso que eu vou dizer agora, mas a desculpa do incompetente sempre é dizer que sofreu preconceito. Até porque há, sim, muito espaço para mulheres, negros e homossexuais nas empresas da atualidade, a diferença é que esse espaço é pra quem se valoriza de verdade!

    ResponderExcluir
  29. Tardiamente estou passando por aqui em relação aos comentários anteriores.
    Mas na minha opinião está havendo muita frescura por conta do politicamente correto em relação à discriminação e o preconceito.Ora,se com o meu preconceito estou sendo intolerante e moralmente cego em relação aos diferentes ou lhes dou um tratamento diverso que os humilhem,sim,tenho que pagar por isto.
    Mas o que está havendo, é que com toda essa frescura perdemos o "glamour" que tínhamos em nossos tempos de criança quando carinhosamente dávamos apelidos aos colegas,tais como, baleia,neguinho,Pelé,comprido,meio-quilo,salário mínimo,vareta,pernalta,e outros.A mim alcunharam de bicudo,minha primeira namoradinha era a bicudinha.Que festa.Saudades!
    Hoje,todo mundo se "arma" e se "blinda" porque tudo é buling.Que a praga do politicamente correto vá pentear macacos.É o símio mesmo,não alguém com o apelido,viu bichinho!É bichinho e não o seu feminino,viu!
    Piada de português,nem pensar.Eles é que estão fazendo piada sobre nós.E o antigo quadro negro,ainda é quadro negro?Aliás, por conta de tudo isso trocaram até os termos corretos por eufemismos :amante,é namorado,relacionamento sem compromisso é ficar,e ficar é usar e descartar,trair o cônjuge é ter um caso extra.E pasmem,"pular a cerca" agora é visto como uma tentativa de melhorar a perfomance sexual do casal de cônjuges.
    Imaginem que só pelo fato de alguém ser contra a discriminação do aborto e o casamento gay,esse alguém é condenado e chamado de extremista e preconceituoso.Feministas invadiram templo católico com os peitos à mostra(e para isso é preciso "peito")e quem não gostou é preconceituoso,jurássico,e intolerante.Mais uma vêz,vão pentear macacos!
    Sabem de uma coisa,vem chegando o dia em que entrarão em nossos lares com mandado do "politicamente correto",farão suruba e festival de bunda-lê-lê diante de nossas famílias(virtualmente já o fazem),e se formos contra estaremos sendo intolerantes e preconceituosos.
    Outra vêz,vão pentear macacos!

    ResponderExcluir
  30. Mauricio Bittencourt Xavier11 de junho de 2013 às 17:52

    o preconceitoe um sentimento que todos conhecemos.
    E a dificuldade de aceitar aquele que e diferente de nos.
    Por nao conhecer o diferente,associamos ideias negativas a derteminada pessoa.
    Mas devemos lembrar:
    que nimquem nasce preconceituoso.
    ai fica minha dica, MAURICIO XAVIER

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mauricio Bittencourt Xavier11 de junho de 2013 às 18:06

      me desculpe eu coloquei os mesmos comentarios

      Excluir
  31. Mauricio Bittencourt Xavier11 de junho de 2013 às 18:03

    O preconceito e um sentimento que todos conhecemos.
    E a dificuldade de aceitar aquele que e diferente de nos.
    Na maioria das vezes, o preconceito e filho da ignorancia.
    Mas devemos lembrar:
    Ninguem nasce preconceituoso.
    Ai fica a minha dica.

    ResponderExcluir
  32. Mas o pior é saber que há discriminações "legais"...

    ResponderExcluir
  33. No mundo da moda,especialmente.E hoje em dia,até é mais com a altura,cor dos olhos,cor do cabelo..

    ResponderExcluir
  34. Na sociedade,por exemplo,há muita discriminação com mulheres peludas,mas disto ninguém fala!

    ResponderExcluir
  35. Sofri muito preconceito na minha adolescência , tinha um nome um tanto estranho , entrei na justiça e troquei , mas isso pelo fato de a grande discriminação sofrida na escola. É essa dificuldade de aceitação do diferente das pessoas causa um transtorno muito grande , principalmente quando criança ... Uma sociedade sem valores .

    ResponderExcluir
  36. Na minha opinião, eu penso é o que muita gente deveria começar a fazer nesta questão de preoconceito?

    Eu penso que ninguém tem que aceitar ou deixar de aceitar um casal de homens como de rapazes (adolescentes) ninguém tem haver com a vida dos outros, porque nós podemos gozar por aquele que é gay, mas ninguém sabe o dia de manhã, por isso acho que as pessoas deviam de "crescer" mais um pouco por amor de deus estamos no século vinte um e ninguém tem o direito de tirar a vida por ser aquilo que é!
    Isto é a minha opinião!

    ResponderExcluir