Aqui o que importa é a opinião das pessoas.Por isso, você não precisa se cadastrar, nem ter blog, nem ter nome para dar a sua opinião.Mostre o que você acha, converse com os outros visitantes sobre o que você pensa.Quando você começa a pensar, começa a se libertar.

Meu novo livro.

Meu novo livro.
Meu novo livro.Acompanhe no wattpad!
Quando você começa a pensar por si mesmo, naturalmente irá discordar de alguém.Discordar não é errado; errado é concordar sem pensar.
O pensamento livre é a grande arma contras as verdades absolutas.Seja livre:questione tudo.

domingo, 27 de fevereiro de 2011

A Alta Carga Tributária Brasileira

   Há alguns dias, eu li um artigo em um determinado blog dizendo que a carga tributária brasileira não é alta.O blog era de esquerda e apoia o PT, então era um site meio suspeito...Mas fiquei refletindo sobre o assunto e pesquisando-o na internet, e vi que com muita frequencia, as pessoas dizem que no Brasil existem muitos impostos e que isso é uma absurdo...Bem, eu concordo em parte.

O maior problema ao meu ver, não é a carga tributária em si, mas como o governo gasta a receita que tem;e quando digo "governo", me refiro a esfera federal, estadual e municipal.Em países como a Holanda, Suécia e Noruega, a carga tributária também é alta.Mas tem um porém nessa brincadeira:eles são países com IDH alto, ou seja, as suas populações possuem uma boa qualidade de vida.

  Porque o "acordo" entre a sociedade e o governo é o seguinte:a sociedade paga os impostos para o governo e este por sua vez, gasta esse dinheiro visando a melhoria da qualidade de vida das pessoas de seu país.Isso inclui segurança, saúde, educação e outras coisas mais.TODAVIA oque ocorre aqui no nosso belo país?O brasileiro paga imposto até para respirar e o que recebe em troca?Uma saúde abandonada, uma educação horrível, uma segurança patética, uma infraestrutura ruim.

E ai meus amigos, o que acontece?Aqueles que possuem um poder aquisitivo melhor, pagam para as empresas por bons serviços que o seu governo deveria lhes dar.Ou seja, eles pagam duas vezes.E aqueles que não possuem esse "poder aquisitivo"?Bom, vocês já sabem..."Miséria, miséria em qualquer canto...riquezas são diferentes", já diziam os Titãs.

  E sempre é bom lembrar que, não é apenas o governo federal que tem culpa;os governos estaduais e municipais são tão culpados quanto.Não é dificil ver reportagens de prefeitos e governadores envolvidos em casos fraudulentos.Para ser sincero, o Brasil infelizmente não possui muitos administradores publicos competentes.Ou honestos.

A segurança nas cidades por exemplo, é competencia dos governadores e prefeitos.Com algumas excessões, as policias militares e civil geralmente não fazem um bom trabalho(veja o post aqui no blog sobre a policia brasileira).Os hospitais são uma baderna e as escolas estão caindo aos pedaços.Podemos ver até algumas "ilhas de qualidade", com bons hospitais e escolas públicas, mas na maioria das vezes, o quadro visto é outro.Maranhão e Alagoas por exemplo, possuem um IDH baixíssimo.Adivinhem quem reina por lá?

A família Sarney e Fernando Collor de Melo, respectivamente.

Então no final das contas, o povo brasileiro está tomando um grande calote do seu governo.Se o Estado fizesse bem a sua parte, eu não estaria escrevendo este texto;mas infelizmente essa não é a verdade.É bom que se diga que existem alguns detalhes, digamos,  "técnicos" nessa história da arrecadação que atrapalham, porém a maior parte do povo nada tem a ver com isso.Queremos que o Governo Brasileiro honre a sua parte do contrato.

Queremos boa qualidade de vida e não essa desigualdade absurda.De fato, muitas coisas estão melhorando;mas precisam melhorar muito mais para valer a pena cada centavo que o cidadão paga ao Estado.Porque atualmente, o povo brasileiro está pagando caro para receber um produto vagabundo.

16 comentários:

  1. Já dizia Tom Jobim: "O Brasil não é para principiantes!". Somos ainda um país atrasado em todos os aspectos e as altas taxas tributárias combinadas com o ridículo crescimento sócio-econômico (e cultural) nos dão uma prova disso. Pena que no Brasil não exista, hoje, pessoas engajadas de verdade em reverter esse papel, tal como os egípcios ao derrubarem Mubarak.

    http://desquotidiano.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. A carga tributária no Brasil esta acima da m édia dos paises em desenvolvimento. Bom para advogado tributaristas......

    ResponderExcluir
  3. O povo anda muito acomodado, nem aí pra nada.. Não podemos nos conformar!!

    ResponderExcluir
  4. psé a situação é complicada temos muitos motivos que nos difrenciam de paises como a suecia entre eles a corrupção por onde muito dinheiro escorre...a propria incopetencia de muitos parlamentares que não têm a forma e ou cpacidadae de ocupar o cargo que ocupam o que reflete a ignorancia do povo por votar neles que reflete por sua vez a falta de educação e por ai vai... um circulo vicioso dificil de quebrar sem falar na grande desigualdade brasileira que acaba fazendo o governo gastar muita grana com medidas que paenas amenizam o sofrimento da populaão mais pobre e naum resolve nada... inteligente o post estou seguindo se quiser passar no meu blog:
    http://inversopoemas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Concordo completamente... o Brasil ainda tem que muda muito, agente tem que começa escolhendo as pessoas certas para organizar nosso país...

    cabeludocds.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Sinceramente sou novo e não voto mais me da nojo saber disso a vontade e de fechar os olhos mais oq podemos fazer para mudar isso ?falam q o voto e a chave mas não e so ele e sim um pais mais justo e muita injustiça.

    Gostei do blog to te seguindo

    ResponderExcluir
  7. Por esse entre outros motivos que o Brasil não "vai pra frente" e se vai vai bem pouco....

    ResponderExcluir
  8. Tu viu tb que aquele projeto do ficha limpa.. foi vetado.. sei que nao tem haver com o assunto.. mais queria falar isso..rs..

    Parabéns pelo blog.. entra no meu e se gostar pode seguir!!

    ps.: estou te seguindo!

    Abraço,
    P.A.
    _________________________
    http://www.preguicaalheia.com

    ResponderExcluir
  9. Bom o texto. é preciso sempre pensar nessas coisas e não apenas em época de eleições. O cúmulo do absurdo é você fazer prova de concurso público para a área da saúde pública e quando passa, receber um plano de saúde privado. Tem gente lucrando com isso...

    http://costabbade.blogspot.com/2011/02/o-diario-sem-memoria-o-parentese.html

    ResponderExcluir
  10. Parabens pelo blog, adorei.

    http://patuza.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Parabens pelo blog!
    Achei as informaçoes bem claras =D
    O brasil precisa de bons adiministradores :/

    ResponderExcluir
  12. Oi, demais o seu blog! Achei-o muito interessante!!

    Sempre que puder passarei por akii!seguindo e se puder me siga tambéem!!

    http://daianecristinasilva.blogspot.com/

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. pagamos pagamos...e não recebemos nada em troca...so humilhação...

    ResponderExcluir
  14. Quanto mais alienado for o povo, melhor para os governantes...

    Seu blog é um avanço contra a insensatez...

    ResponderExcluir
  15. Sempre foi assim e sempre vai ser.
    Enquanto não houver uma manifestação do povo, nós vamos continuar nessa maré.

    ResponderExcluir
  16. A verdade é que pagamos muito e pouco recebemos em troca, pois a qualidade dos serviços disponiveis (isso quando estão) ao povo aqui no brasil é pessima.


    Gostei do Blog! ;D

    Abraço e sucesso!

    ResponderExcluir