Aqui o que importa é a opinião das pessoas.Por isso, você não precisa se cadastrar, nem ter blog, nem ter nome para dar a sua opinião.Mostre o que você acha, converse com os outros visitantes sobre o que você pensa.Quando você começa a pensar, começa a se libertar.

Meu novo livro.

Meu novo livro.
Meu novo livro.Acompanhe no wattpad!
Quando você começa a pensar por si mesmo, naturalmente irá discordar de alguém.Discordar não é errado; errado é concordar sem pensar.
O pensamento livre é a grande arma contras as verdades absolutas.Seja livre:questione tudo.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

As origens do Natal e Ano Novo


Todo ano é a mesma coisa.Festa do Natal e Ano Novo.Para mim, são ótimas festas pois além de apreciar boas comidas, também é uma boa época para reunir amigos e familiares.Mas vários símbolos dessas festas são bastante antigos.Vamos conhecer a origem de algumas delas.

A árvore de natal

Muitas culturas antigas respeitavam as árvores, considerando-as sagradas.Era um hábito em alguns lugares deixar presentes para os deuses pendurando-os nas árvores ou deixando embaixo delas.Os germânicos por exemplo, deixavam presentes para as crianças debaixo do carvalho sagrado de Odin.Mas podemos dizer que a cultura ocidental de levar pinheiros para casa e enfeita-los derivou-se dos países bálticos.
Eles faziam exatamente isso.Posteriormente, essa prática foi passada para os povos germânicos.Quando o cristianismo dominou a Europa, um monge chamado Bonifácio, tentou acabar com essa cultura, pois ela era ligada aos deuses não-cristãos.Felizmente, São Bonifácio falhou.Então resolveu associar esse hábito ao deus cristão.Nascia a árvore de natal.

Papai Noel

"Noel" em francês significa Natal.O bom velhinho é um misto de histórias.O velho foi inspirado em São Nicolau, arcebispo na Turquia, no século IV.Ele costumava ajudar escondido pessoas que estivessem com dificuldades financeiras, colocando sacos com moedas de ouro nas chaminés das casas.Ele começou a ser utilizado como símbolo natalino na Alemanha.

Originalmente, ele era retratado com os trajes característicos de bispos católicos.A imagem atual, com roupas vermelhas e gordinho foi criada nos EUA, e foi espalhada graças ao intenso comercial da Coca-Cola, que o utilizava para espalhar sua marca.

Nascimento de Jesus

Ninguém sabe a data e nem o ano que Jesus nasceu.Isso mesmo que você leu: Cristo não nasceu no ano zero.Acontece que quem montou o calendário atual, baseado no nascimento de Jesus, também não sabia quando ele tinha nascido.Se estima que o seu nascimento tenha acontecido entre o ano 4 e 7 AC.E a data 25 de dezembro?Porque esse dia?

Durante várias eras, várias culturas sempre fizeram festas nessa época, porque é nesse periodo que ocorre o solstício de inverno, época em que os dias voltam a ficar mais longos, uma espécie de renascimento do sol.Na roma antiga, havia uma festa muito popular dedicada ao deus sol, chamada Solis invicti.Quando o cristianismo começou a dominar, eles não podiam acabar com essa festa, devido a sua popularidade.Então a igreja simplesmente "colou" o nascimento de Cristo por cima da festa romana.E a partir daquele momento, Jesus começou a nascer no dia 25 de dezembro.

A data correta, ninguém sabe.

Ano Novo

O Imperador Julio César decretou no ano 46 AC que o dia 1 de janeiro seria o do Ano Novo.Os romanos dedicavam esse dia a Janus, o deus dos portões, do começo e do fim.Inclusive o nome do primeiro mês do ano deriva dessa divindade.

Já o hábito de se vestir de branco, vem da adoração a deusa Iemanjá.Nessa tradição, o branco significa paz e limpeza espiritual.



Curioso saber a origem de algumas coisas não?

Boas festas a todos.


segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Tempos turbulentos no Brasil



Estamos vivendo em uma época de muita agitação na história do nosso país.Na parte política, econômica, religiosa, cultural e até esportiva.Como amante da história, gosto muito de viver tempos assim.E em momento como esse, é que o povo precisa colocar  o rosto nas ruas.

Vivemos reclamando de tudo a respeito do nosso país, mas em geral, não fazemos nada.Até que aconteceram os protestos de junho de 2013. E tudo mudou.De lá pra cá, o brasileiro obteve o hábito de protestar.Por qualquer coisa, as vezes até por temas idiotas, como a volta dos militares(putz!).Mas esse hábito é ótimo.Traz a sensação de que, aos poucos, o poder volta para o povo.

O fato é que, desde o julgamento do mensalão e dos protestos de junho, o Brasil nunca mais foi o mesmo.Muita coisa mudou, está mudando e ainda vai mudar.E isso é bom, pois o nosso país precisa disso: mudanças.Finalmente estamos prendendo políticos, estamos protestando.A juventude do Brasil está de parabéns, mostrando a cara, lutando não com armas, mas com cidadania.A arma mais perigosa para políticos e empresários; e quando usada pelo povo, reunido, pode mudar tudo.

Nos protestos de junho, haviam cartazes que diziam "estamos em obras".Algumas pessoas acharam que essa obra duraria apenas aqueles dias; porém grandes construções demoram um tempo para serem finalizadas.Espero que, depois dessa época de grande agitação, saia um Brasil forte, maduro e pronto para ser grande.

Mas por enquanto, nos desculpem pelo transtorno: estamos em obras.