Aqui o que importa é a opinião das pessoas.Por isso, você não precisa se cadastrar, nem ter blog, nem ter nome para dar a sua opinião.Mostre o que você acha, converse com os outros visitantes sobre o que você pensa.Quando você começa a pensar, começa a se libertar.

Meu novo livro.

Meu novo livro.
Meu novo livro.Acompanhe no wattpad!
Quando você começa a pensar por si mesmo, naturalmente irá discordar de alguém.Discordar não é errado; errado é concordar sem pensar.
O pensamento livre é a grande arma contras as verdades absolutas.Seja livre:questione tudo.

domingo, 27 de novembro de 2011

Os mundos paralelos dos religiosos


Animais que falam, carruagens que voam, pessoas que ressuscitam, o sol parando para ajudar um exército, lugares imaginários, uma arca que consegue abrigar todos os milhões de animais do planeta, realidades paralelas, e outras coisas estranhas a mais...

Não, isso não é uma síntese de um filme ou desenho; é o mundo que os religiosos cristãos acreditam.Claro, os cristãos não são os únicos com um mundo paralelo, pois cada religião possui o seu sistema de crenças que eles acreditam ser verdadeiro.Os hindus, os islâmicos, os espíritas, os budistas, os mórmons...enfim, cada religião possui o seu mundo particular, baseado em seus livros sagrados, que todos os religiosos acreditam que dizem a “verdade”.

Curiosamente, nenhum religioso de nenhuma religião já mostrou alguma evidência provando que sua crença está certa, porém todos eles acreditam firmemente que estão certos.Os budistas tem certeza de que o espírito de Buda de tempo em tempo, reencarna em diferentes pessoas; os cristãos estão certos de que Cristo ressuscitou e de que um dia, ele vai voltar para pegar os seus seguidores; os judeus tem plena confiança de que a sua divindade vai mandar o messias para a Terra, para então governar o mundo.

O problema é que, para nós que estamos de fora, tudo fica um pouco confuso.Pois afinal de contas, como vamos saber quem está certo, se nenhum deles tem provas confiáveis sobre suas crenças?E será que alguém entre deles está certo?Para os religiosos, acreditar que algo é verdade já é o sufuciente para que aquilo seja uma verdade.O problema é que existem várias crenças e nenhuma  prova.

Para nós que não somos religiosos, o melhor a se fazer é ficar de fora disso.A  menos é claro, que eles queiram impor suas estranhas crenças sobre nós.Nesse caso, devemos lembrar a eles que aqui, no mundo real,somente acreditar que algo é verdade não é o suficiente.



domingo, 20 de novembro de 2011

Só prender chefes do tráfico resolve?


Recentemente a sociedade como um todo, comemorou a captura do chefe do trafico de drogas na Rocinha.Porém a meu ver, é uma comemoração sem muito sentido.Não que eu ache que os chefes do tráfico não devam ser presos, pelo contrário.Mas o fato é que temos que enfrentar uma triste verdade:o tráfico não vai diminuir ou desaparecer por causa disso.

E o motivo é muito simples:a causa que fez com que o traficante “Nem” surgisse, ainda permanece.Ou seja, a falta de educação e oportunidade de emprego para os moradores de bairros pobres.Nenhum garoto entra no tráfico porque gosta;entra porque ele não vê um futuro promissor para si mesmo, porque sabe que não vai conseguir ter uma boa educação, para depois poder arrumar um bom emprego, e poder comprar suas roupas, casa, montar uma família, etc...

Ele vira bandido porque não tem outra oportunidade de vida.E esse motivo, ainda persiste mesmo com a prisão dos chefes do tráfico.Porque o que vai acontecer meus amigos, é que depois de um tempo, eles simplesmente são substituídos por outros, pois soldados para o tráfico de drogas surgem a todo o momento.

É uma ilusão achar que a polícia pode acabar com o submundo dos traficantes.O que a polícia faz é simplesmente enxugar gelo;ela não deixa a situação piorar mas também não pode resolver o problema.Para acabar com o tráfico, é preciso investir na arma mais poderosa que temos:educação e geração de empregos.
Pois assim, aquele moleque que normalmente entraria no mundo do tráfico, vai para escola e depois arruma um bom emprego, ganhando dinheiro sem precisar empunhar uma arma.Assim poderíamos diminuir os soldados que o tráfico possui.

Mas ai entra uma parte complicada da nossa história:a educação brasileira.

E enquanto a nossa educação for ruim, o tráfico de drogas vai continuar produzindo soldados.

domingo, 13 de novembro de 2011

A patética educação brasileira


Passado mais um ENEM, o estado em que se encontra  a educação brasileira se torna evidente mais uma vez.Parece que o governo do Brasil faz questão de envergonhar os brasileiros.O Exame nacional do ensino médio mais uma vez, teve problemas.Esperemos que isso sirva de lição para as próximas ocasiões.

Mas tudo isso evidencia a péssima qualidade de gestores públicos que o país possui.Começamos a entender porque professores possuem salários horríveis, porque poucas são as escolas públicas de qualidade e porque o nível da educação brasileira é tão baixo.Sem falar no ensino superior, que possui várias faculdades abrindo pelo país, com um nível baixíssimo, por causa da falta de critério do MEC.Toda vez que fazem um exame com  os alunos de Direito ou de Medicina, o resultado é ridículo.Afinal de contas, faculdades ruins produzem alunos ruins.

Deveriamos estar aproveitando o bom momento econômico para fazer investir nessa área tão importante para o país.Quanto mais educação um país possui, menos violência ele terá, mais tecnologias e pesquisas de ponta serão desenvolvidas, menos problema no transito, teremos menos poluição...Enfim, enumerar as bonanças que a educação traz para o povo já é uma coisa até repetitiva.

Mas tudo isso depende de um pessoal que ao mesmo tempo, consegue ser incompetente e corrupto:os políticos.Eles são na verdade, o verdadeiro problema do nosso país, pois todos os outros problemas estão ligados a eles.

domingo, 6 de novembro de 2011

O que é Efeito placebo?


Digamos que uma pessoa que sofre de depressão vá ao médico pedindo para ele lhe dar anti-depressivos.Então o médico diz que, se ela tomar à medicação de forma correta,em algumas semanas a depressão vai passar,e que o efeito é garantido.

Semanas depois,a pessoa vai ao médico dizer que está totalmente curada.Então o médico lhe faz uma revelação:o remédio que ele deu,eram apenas comprimidos de açúcar,ou seja,não eram remédios. O paciente fica confuso.Como ele pode ter melhorado?

Este é um exemplo clássico daquilo que chamamos de “efeito placebo”.O simples fato de uma pessoa realmente acreditar que pode fazer algo,ou que algo ou alguem irá lhe ajudar,pode ajuda-lo a fazer isso uma realidade.

Vejamos outro exemplo.

Digamos uma pessoa extremamente superticiosa.Ela vai fazer uma prova na faculdade,mas acha que não vai passar;ao mesmo tempo,está procurando trabalho,mas não consegue de jeito nenhum,e já está ficando desanimada.Então de repente,ela acha um trevo de quatro folhas.Para aquela pessoa,é um sinal de sorte.
Dali pra frente,ela acredita que tudo vai dar certo.Ela começa a se empenhar nos estudos para a prova e para arrumar um trabalho.Então ela consegue passar na prova e arrumar um emprego.Na cabeça dessa pessoa,tudo isso se deve ao trevo.E a superstição dela aumenta mais ainda.

Casos semelhantes acontecem com monges budistas e religiosos de outras crenças.Antes,a ciência achava que o ser humano não conseguiria passar uma semana sem beber agua e comer algo.Porém,monges budistas conseguem passar semanas sem comer ou beber,mas apenas meditando.Eles acreditam que,através da meditação eles podem chegar a um "nível espiritual" mais elevado.E de fato,esse feito é algo notável.

Cristãos,islâmicos,espíritas e crentes de outras religiões conseguem enfrentar doenças terminais de uma maneira muito mais eficaz do que não religiosos(na maioria das vezes).Isso porque eles acreditam que entidades superiores vão lhe ajudar a se curar daquela doença, e vão fazer o que eles chamam de “milagres”.Em muitos casos,a pessoa morre;mas mesmo assim,ela leva um tempo muito maior do que era esperado.

Os religiosos estão ajudando a ciência a entender a grande influencia que a mente possui sobre o corpo.Claro,os religiosos acreditam que são suas divindades que fazem isso(é quase impossível convencer um religioso que sua crença está errada),mas na verdade isso é uma grande capacidade da mente humana.

Basta você acreditar que algo(um remédio,um trevo) ou  alguém(Jesus,Buda,Shiva,Deus,Maria...etc.)irá lhe ajudar,que isso lhe trará uma grande força psicológica,que será de alguma forma,transmitida para o corpo.

Então quando um pastor charlatão,ou um curandeiro com poções mágicas querer lhe “ajudar” de seu problema com forças sobrenaturais,não caia na armadilha deles.

A força do ser humano está dentro dele.Nós apenas não sabemos(ou aceitamos)isso.