Aqui o que importa é a opinião das pessoas.Por isso, você não precisa se cadastrar, nem ter blog, nem ter nome para dar a sua opinião.Mostre o que você acha, converse com os outros visitantes sobre o que você pensa.Quando você começa a pensar, começa a se libertar.

Meu novo livro.

Meu novo livro.
Meu novo livro.Acompanhe no wattpad!
Quando você começa a pensar por si mesmo, naturalmente irá discordar de alguém.Discordar não é errado; errado é concordar sem pensar.
O pensamento livre é a grande arma contras as verdades absolutas.Seja livre:questione tudo.

domingo, 6 de novembro de 2011

O que é Efeito placebo?


Digamos que uma pessoa que sofre de depressão vá ao médico pedindo para ele lhe dar anti-depressivos.Então o médico diz que, se ela tomar à medicação de forma correta,em algumas semanas a depressão vai passar,e que o efeito é garantido.

Semanas depois,a pessoa vai ao médico dizer que está totalmente curada.Então o médico lhe faz uma revelação:o remédio que ele deu,eram apenas comprimidos de açúcar,ou seja,não eram remédios. O paciente fica confuso.Como ele pode ter melhorado?

Este é um exemplo clássico daquilo que chamamos de “efeito placebo”.O simples fato de uma pessoa realmente acreditar que pode fazer algo,ou que algo ou alguem irá lhe ajudar,pode ajuda-lo a fazer isso uma realidade.

Vejamos outro exemplo.

Digamos uma pessoa extremamente superticiosa.Ela vai fazer uma prova na faculdade,mas acha que não vai passar;ao mesmo tempo,está procurando trabalho,mas não consegue de jeito nenhum,e já está ficando desanimada.Então de repente,ela acha um trevo de quatro folhas.Para aquela pessoa,é um sinal de sorte.
Dali pra frente,ela acredita que tudo vai dar certo.Ela começa a se empenhar nos estudos para a prova e para arrumar um trabalho.Então ela consegue passar na prova e arrumar um emprego.Na cabeça dessa pessoa,tudo isso se deve ao trevo.E a superstição dela aumenta mais ainda.

Casos semelhantes acontecem com monges budistas e religiosos de outras crenças.Antes,a ciência achava que o ser humano não conseguiria passar uma semana sem beber agua e comer algo.Porém,monges budistas conseguem passar semanas sem comer ou beber,mas apenas meditando.Eles acreditam que,através da meditação eles podem chegar a um "nível espiritual" mais elevado.E de fato,esse feito é algo notável.

Cristãos,islâmicos,espíritas e crentes de outras religiões conseguem enfrentar doenças terminais de uma maneira muito mais eficaz do que não religiosos(na maioria das vezes).Isso porque eles acreditam que entidades superiores vão lhe ajudar a se curar daquela doença, e vão fazer o que eles chamam de “milagres”.Em muitos casos,a pessoa morre;mas mesmo assim,ela leva um tempo muito maior do que era esperado.

Os religiosos estão ajudando a ciência a entender a grande influencia que a mente possui sobre o corpo.Claro,os religiosos acreditam que são suas divindades que fazem isso(é quase impossível convencer um religioso que sua crença está errada),mas na verdade isso é uma grande capacidade da mente humana.

Basta você acreditar que algo(um remédio,um trevo) ou  alguém(Jesus,Buda,Shiva,Deus,Maria...etc.)irá lhe ajudar,que isso lhe trará uma grande força psicológica,que será de alguma forma,transmitida para o corpo.

Então quando um pastor charlatão,ou um curandeiro com poções mágicas querer lhe “ajudar” de seu problema com forças sobrenaturais,não caia na armadilha deles.

A força do ser humano está dentro dele.Nós apenas não sabemos(ou aceitamos)isso.

11 comentários:

  1. seguindo vc SEM CALOTES!

    PARCERIAS ABERTAS!

    passa lá!

    www.jaylsonbatysta.blogspot.com



    Obs: seu blog é interessante e a respeito do post eu não conhecia essa pilula, bacana saber disso.

    ResponderExcluir
  2. Concordo, o ser humano tem uma força
    interior fundamental, basta apenas que consiga descobrir.

    ResponderExcluir
  3. Concordo que a fé é capaz de operar alguns pequenos milagres, porém, a existência do "sobrenatural" ou seja lá como queiram chamar aquilo que a ciência não consegue explicar, é um fato, e a explicação pura e simplesmente de que isso está na força interior e ponto final, na minha opinião, é uma justificativa sem fundamento, ou seja, é a fé, a força interior, porque é, e ponto final. Essa explicação assim solta, não me convence, nem como religioso, nem como estudioso!

    Abração

    http://estacaoprimeiradosamba.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. O texto nunca disse Sandro,que não existem coisas sobrenaturais;mas sim que os supostos "milagres" como curas de doenças, que os religiosos tanto gritam,nada mais são do que uma capacidade mental aliada aos medicamentos e tratamento médico.

    Se existem entidades sobrenaturais ou não,isso pode-se debater.

    Mas a cura de doenças nada tem a ver com essas supostas entidades.

    ResponderExcluir
  5. Adorei esse texto,e eu devo concordar com você,a força,está em nós mesmos,basta acreditarmos ;)

    ResponderExcluir
  6. Acredito na força, na fé, na energia e um monte de coisa que independente de nome que se queira dar.
    Legal o teu blog!

    ResponderExcluir
  7. Conhecimento antigo mas ainda aplicado até os dias de hj sem sombra de dúvidas

    ResponderExcluir
  8. As vezes me sinto completamente ao efeito do "placebo", por mais que seja dificil reconhecer esta força que existe dentro de mim para resolver as coisas.
    Achei mto interessante o assunto desta postagem!
    Mas será mesmo que temos 100% de controle em relação a nós mesmos?
    E essas ajudas que funcionam apenas em nossas mentes, tornando reais as soluções? É ALGO DIFÍCIL DE SE EXPLICAR, ACHO QUE MENTE HUMANA NOS DOMINA MAIS DO QUE IMAGINAMOS...

    ResponderExcluir
  9. A fé remove montanhas...
    E a fé está dentro do próprio homem, cabe a ele encontrá-la...

    ResponderExcluir
  10. As vezes acreditar na mentira é a melhor coisa a fazer.

    http://tuasideiasnaocorrespondemaosfatos.blogspot.com/

    ResponderExcluir